Em abril passado, a 10, 11 e 12, o público que esgotou as três apresentações de estreia de "Liberdade" realizadas no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, podia ler na folha de sala distribuída à entrada: "'Liberdade' é, de todas as palavras e conceitos que uso na minha vida, e por arrasto nas canções, a que mais acarinho e que mais defendo, aquela que dá ao norte a sua bússola".

Por entre releituras e reproduções, Sérgio Godinho abordou na mais recente digressão a quase totalidade da sua discografia tendo como ponto de partida a liberdade em sentido lato ou as diversas liberdades em sentido particular – “Já Joguei Ao Boxe”, “Fotos do Fogo”, “Maçã Com Bicho”, “Que Força É Essa” ou “O Acesso Bloqueado” são, entre outras, canções presentes – mas há ainda espaço para a novidade, para os inéditos, e “Tem O Seu Preço” sobe ao palco; ou ainda para a descoberta de “Na Rua António Maria”, tema de Zeca Afonso nunca publicado e que Sérgio Godinho trouxe a “Liberdade”.

"Liberdade" justifica agora uma gravação ao vivo que chegará às lojas no próximo dia 27 de outubro. Além disso, há ainda uma passagem pelo Porto no dia 1 de novembro, em jeito de celebração, num regresso ao Rivoli, sala que o cantautor não visitava há dezena e meia de anos, desde "Afinidades", criação conjunta com os Clã. Novembro marca ainda a reposição em Lisboa, no Coliseu dos Recreios, dia 22.

Agenda:

8 de setembro - Montemor-O-Novo / Feira da Luz

13 de setembro - Amadora / Parque da Cidade

21 de setembro - Matosinhos / Cine-Teatro Constantino Nery (evento "Conta-me Histórias")

3 de outubro - Águeda / Cine-Teatro São Pedro

1 de novembro - Porto / Rivoli

22 de novembro - Lisboa / Coliseu dos Recreios