O evento, que será simultâneo com o Ano de Portugal no Brasil, terá início esta sexta-feira, 7 de setembro, dia em que se celebra a independência do Brasil, e prolongar-se-á até 10 de junho de 2013, dia de Portugal. E não faltarão opções: A programação brasileira em Portugal conta com pelo menos 70 dias com diversas atrações.

Um dos grandes destaques é o conjunto de espetáculos de abertura, que ocorrem nos dias 22 e 23 de setembro na praça do Comércio, em Lisboa.

O primeiro dia será marcado por espetáculos de Ney Matogrosso (na foto) e do Monobloco, que vai embalar o público com um repertório eclético, que inclui desde marchinhas de carnaval até sambas clássicos, passando por forró e rock brasileiro.

No dia 23, o mesmo palco terá um encontro dos artistas portugueses Carminho, Paulo Gonzo e Boss AC com os brasileiros Martinho da Vila, Zeca Baleiro e Zé Ricardo, que cantarão o repertório próprio e algumas músicas em conjunto.

Outro músico que irá marcar presença no Ano do Brasil em Portugal, mas em outubro, é o vencedor do Grammy Latino 2011, Naná Vasconcelos, com workshops de percussão e espetáculos em Coimbra, Porto e Lisboa.

Para quem gosta mais de música clássica, o "Música no Museu" levará peças instrumentais europeias e brasileiras a vários locais, como o Mosteiro de Alcobaça, o Palácio Foz e a Biblioteca Joanina, entre setembro e outubro.

O Governo brasileiro investiu cerca de 14 milhões de reais (5,6 milhões de euros) na programação do Ano do Brasil em Portugal e a promessa é a de que os eventos sejam gratuitos ou tenham preços acessíveis.

@SAPO/Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.