Poucos terão feito tanto pela cultura de Cabo Verde como Bana.
Com 70 anos de carreira, Bana cantou e encantou por onde passou. Viajou muito, levando Cabo Verde ao Mundo e aos milhares de cabo-verdianos na diáspora.
Com um percurso ímpar na música crioula, Bana ajudou a lançar vários artistas cabo-verdianos em Portugal, onde granjeou fama. Este trajecto na música nacional valeu-lhe o Prémio Carreira no Cabo Verde Music Award 2012, além de muitos outros prémios que recebeu ao longo da carreira.
Como reconhecimento pelo seu trabalho, o SAPO apresenta um site especial, com toda a discografia do cantor, vídeos, fotos, notícias, assim como uma biografia de Bana, desde os primeiros passos na música até a atualidade.
Bana nasceu em S. Vicente a 5 de Março de 1932. Cedo começou a calcorrear as ruas do Mindelo, cantar nos botequins. Conquistou o povo mindelense com a sua voz forte e firme e uma atitude serena em palco, distribuído em quase dois metros de altura. Cedo se percebeu que Cabo Verde seria pequeno para tanta qualidade.
O apelo da emigração bateu às portas e Bana emigrou, primeiro para o Senegal e depois para França, antes de se estabelecer em Portugal. Na capital lusa, ajudou a lançar vários artistas cabo-verdianos em Portugal.
O site é uma justa homenagem a quem tudo deu em prol da música cabo-verdiana.
@SAPO
Comentários