"Há sempre uma banda por trás de tudo, é a grande filosofia de trabalho dos Moonspell", garante o vocalista ao destacar um dos elementos-chave deste décimo disco. Para Fernando Ribeiro, essa componente de banda distingue "Alpha Noir" numa altura em que o computador é a ferramenta principal de muitos músicos - "a primeira reação que têm é irem para o computador editar alguma coisa".
Mostrando-se pouco interessadona cena "minimalista e simples" de artistas "com xilofone e guitarra desafinada", em que arruma muita música portuguesa recente, o vocalista reforça que "precisamos de bandas, não de artistas que façam experiências":
"Alpha Noir", juntamente com o disco bónus "Omega White" (disponível na edição especial), é um exemplo de uma banda capaz de reunir "todos os seus elementos e sensibilidades", resultando num álbum "muito completo" surgido num período "de grande criatividade e desafio artístico".
A aposta num álbum duplo, com uma face mais agressiva e direta ("Alpha Noir") e outra mais densa e atmosférica ("Omega White") foi uma opção natural desde que a composição arrancou. "Não queríamos fazer um disco com muitas viagens, mas que tivesse o seu próprio contexto. E ao criarmos um disco duplo conseguimos fazer isso". Pode até dizer-se que as canções foram separadas à nascença: "Se fazíamos uma música leve demais para estar no 'Alpha', conseguíamos metê-la no 'Omega', foi uma solução criativa muito interessante".
Editado em mais de 50 países, "Alpha Noir" chega quatro anos depois do disco anterior, "Night Eternal", tão bem sucedido quanto exigente no que a atuações diz respeito. "Fizemos imensas digressões e concertos, tivemos cerca de quatro anos de festivais de verão lá fora, fizemos duas tournées norte-americanas, duas na América latina, tivemos muito trabalho a nível de estrada. De certa forma, andámos a trabalhar no duro para comprar o tempo para fazer este disco".
Com o álbum quase disponível, um novo regresso aos palcos seria inevitável. As canções de "Alpha Noir" estreiam-se no Campo Pequeno, em Lisboa, a 12 de maio, naquela que os Moonspell apontam como a sua maior produção visual até à data - até porque celebra os seus 20 anos de carreira. Tendo em conta que Fernando Ribeiro se transformou em lobisomem no videoclip de "Lickanthrope", realizado por Filipe Melo, o caminho para um imaginário negro e noturno parece estar decididamente aberto.
Além daversão normal, "Alpha Noir" estará disponível numa edição limitada de luxo, contendo a edição limitada dupla, o mediabookcom as duas capas do álbum - a contraparte de "Alpha Noir" e a de "Omega White" - e um colar exclusivo com o logotipo dos Moonspell.
Comentários