O concerto de abertura realiza-se no Teatro de Vila Real com o trio do pianista Paulo Barros, com Manuel Barros em contrabaixo e Manuel Santesteban, percussão, que interpretam standards de jazz com arranjos próprios.

O Festival alarga-se depois aos palcos das cidades de Bragança, Chaves e Lamego, com músicos de provenientes de seis países, Áustria, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Rússia e Portugal.

Na apresentação pública do Festival, o diretor do Teatro de Vila Real, Vítor Nogueira, disse que a oitava edição conta com um orçamento de 50.000 euros, menos 20 por cento do que no ano passado.

Além dos concertos nos auditórios, a oitava edição destaca ainda as arruadas feitas pela banda local e residente do festival, a Douro Jazz Marching Band, que vai espalhar o espírito “dixieland” pelos centros históricos das localidades da mais antiga região demarcada do mundo.

Pelo segundo ano consecutivo, repete-se ainda a rubrica «Douro Jazz nas Escolas» que vai levar este género musical aos mais pequenos. O objetivo é, segundo Vítor Nogueira, conquistar novos públicos.

As propostas do Douro Jazz incluem a cantora Maria João e a Orquestra de Jazz de Matosinhos, no concerto de encerramento, o trio TGB, projeto que junta Mário Delgado, Alexandre Frazão e Lars Arens, a cantora Melissa Oliveira, que atua acompanhada pelo trompetista norte-americano Jason Palmer e o pianista e vibrafonista russo Alexei Tsiganov.

Contam-se ainda o guitarrista espanhol Pedro Andrea, que vai realizar dois «workshops» de guitarra, o grupo Jazzodrom, da Áustria, que traz um «jazz groovy» com influências pop e soul, a banda inglesa Dr. Butler's Hatstand Medicine Band e o duo Wires Under Tension, de Nova Iorque.

O festival inclui ainda o lançamento do vinho Douro Jazz colheita de 2010, a exposição «A Rota do Vinho do Porto» e uma feira de objetos culturais da região duriense.

O Douro Jazz resulta de uma parceria entre o Teatro de Vila Real e a Associação Chaves Viva, a que se juntaram o Teatro Municipal de Bragança e o Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.