Em 16 anos de carreira, o artista germânico, considerado como uma das figuras mais carismáticas do techno mundial, editou sete álbuns e 16 singles e atingiu a fama internacional em 2008 ao assinar a banda sonora do filme "Berlin Calling", que vendeu mais de 100 mil cópias. "É um artista que atua normalmente em estádios e vem a Portugal para um concerto exclusivo no Forte", disse hoje aos jornalistas Ilídio Chaves, da produtora Soniculture, promotora daquele festival no distrito de Coimbra.

Os primeiros nomes do cartaz, hoje divulgados em conferência de imprensa, incluem os também alemães Marcel Dettmann, o duo Extrawelt e Ben Klock, este último DJ residente do Forte, os norte-americanos Gaiser, Function e Vatican Shadow e o italiano Donato Dozzy.

Ilídio Chaves frisou que a segunda edição do Forte pretende manter "a aposta na qualidade e inovação" como linha orientadora do evento, a exemplo da primeira edição, em 2014: "Queremos surpreender e o que vai acontecer é algo que nem sei bem explicar, algo muito avançado a nível musical, visual e tecnológico", declarou.

Por outro lado, Ilídio Chaves referiu que o Forte quer afirmar-se "como uma referência no panorama mundial da música eletrónica", mantendo a ligação e fomentando a economia local da vila de Montemor-o-Velho.

A esse propósito, o presidente da autarquia, Emílio Torrão, disse que durante a primeira edição do festival muitos bens de primeira necessidade e outros, como bebidas e tabaco, "esgotaram" na vila e os habitantes de Montemor-o-Velho "pediram" à Câmara Municipal uma segunda edição do festival. "Correu tudo muito bem, não houve nenhum incidente com os participantes. A edição anterior foi um verdadeiro sucesso, ainda por cima num género musical que não é o mais popular", afirmou o autarca.

De acordo com números avançados hoje pela organização, em 2014 cerca de 7.500 pessoas passaram pela primeira edição do Forte, à razão de 2.500 participantes por dia, a grande maioria (cerca de 80 por cento) de fora da região do Baixo Mondego (Lisboa e Porto e do estrangeiro).

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.