O auditório do Centro de Artes é o cenário dos três concertos diários do Festival Sines em Jazz, todos com entrada gratuita.

O Kekko Fornarelli Trio abre o festival na quinta-feira, 23 de agosto, às 21:30, sendo revezado no palco, às 22:45, pelo trio de bateria, contrabaixo e piano Cornettada, que trabalha repertório de Ornette Coleman, “um dos génios do free jazz”, afirma a nota da autarquia. A banda Cró!, de Vigo, cidade espanhola da região da Galiza, encerra a noite.

A 24 de agosto, sexta-feira, a noite abre com o trio KOLME, sucedendo-se a cantora portuguesa Elisa Rodrigues, acompanhada pelo pianista Júlio Resende, sendo o programa encerrado também por portugueses. Às 00:00 de sábado sobe ao palco de Sines The Mingus Project, “numa homenagem a um dos mais importantes contrabaixistas e compositores norte-americanos do século XX, Charles Mingus”, escreve a autarquia.

O quinteto The Mingus Project é constituído pelos músicos Diogo Duque, no trompete, Ricardo Toscano, no saxofone alto, Victor Zamora, no piano, Nélson Cascais, no contrabaixo, e Vasco Furtado, na bateria, todos eles com vários discos editados, a solo ou em combos.

No último dia do festival, sábado, 25 de agosto, sobem ao palco o RED Trio, constituído pelo pianista Rodrigo Pinheiro, o contrabaixista Hernâni Faustino e o baterista Gabriel Ferrandini, um triângulo de jazz improvisado e experimental que editou o primeiro álbum em 2010, pela editora portuguesa Clean Feed.

Aos portugueses do RED Trio segue-se “a primeira atuação pública de um quarteto composto por alguns dos mais notáveis improvisadores nacionais, num registo tangente ao jazz e à música contemporânea”, constituindo o quarteto Joana Sá, Pedro Sousa, Manuel Mota e Margarida Garcia

O projeto de música eletrónica de Victor Afonso, Kubik, encerra o festival.

O Sines em Jazz é organizado pela Associação Pro Artes e conta com o apoio da Câmara de Sines, integrando-se no Programa de Regeneração Urbana de Sines, cofinanciado pelo fundo comunitário FEDER, no âmbito do programa operacional INALENTEJO do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013.

@SAPO com Lusa

Foto: Maria da Luz/TheMingusProject.com

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.