De acordo com o programa do festival, este ano em 5.ª edição, entre 12 e 15 de setembro, as zonas de São Bento e do Poço dos Negros, em Lisboa, vão ser o ponto de cruzamento de culturas asiáticas, europeias e africanas.

Iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, organizada pelo GLEM - Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos, o festival começa no dia 12, com visitas livres ao atelier Júlio Pomar, que decorrem entre 10:00 e as 18:00.

A Assembleia da República vai ser este ano um dos pontos do itinerário cultural do festival, acolhendo várias ações desta iniciativa, como a exposição itinerante, que inaugura às 20:00 do mesmo dia, quinta-feira. Da autoria do fotógrafo Luís Pavão, a exposição mostra a diversidade dos rostos humanos, e vai estar patente na escadaria do parlamento.

No sábado, às 12:00, será a música a ocupar este espaço com a atuação do grupo Jaipur Maharaja Brass Band, uma fanfarra composta por oito músicos de sopro oriundos do Rajastão, Índia.

No sábado e no domingo, o público pode entrar no Palácio de São Bento para a apresentação, na Sala do Senado, do espetáculo "Kohlhaas", às 17:00. O espetáculo é baseado na novela de Henrich Von Kleist, “Michael Kohlhaas”, adaptada para teatro e interpretada pelo encenador e ator italiano Marco Baliani.

Entre quinta-feira e domingo, o festival vai também apresentar, entre outros eventos, a exposição "Urban Sketchers, Fundação Mário Soares, passeios pela História da Rua de São Bento, gastronomia com música, por Nele Duportail e Nuno Salvado, concertos de percussão por Ruca Rebordão, a Orquestra Bollywood Masala.

No teatro, destaque para "Desmesura", uma peça com texto de Hélia Correia, com direção de João Grosso e interpretações de Inês Nogueira, João Grosso, Lucília Raimundo, Teresa Sobral e Katrin Kaasa, num espetáculo produzido pelo Grupo Cassefaz.

@Lusa

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.