Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada pela organização, o Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, a edição de 2015 do Música em Leiria assenta na ideia de “cruzamentos”, pelo que o espetáculo de abertura, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, vai juntar no mesmo palco “uma estrutura profissional da área da música clássica, a Orquestra Filarmonia das Beiras, dois dos principais artistas portugueses na área do jazz, Maria João & Mário Laginha, e o Coro do Orfeão de Leiria, resultando, assim, um cruzamento de géneros musicais e de experiências pessoais e artísticas claramente diferenciadoras”.

À agência Lusa, o presidente do Orfeão de Leiria, Acácio de Sousa, afirmou que o festival, anunciado como o mais antigo do país, contempla concertos em Leiria e ainda na Batalha, Marinha Grande e, pela primeira vez, em Castanheira de Pera, no norte do distrito.

Acácio de Sousa disse esperar “cada vez mais público”, salientando que “é para isso que se justifica o festival”, que quer “promover a região de Leiria fora das suas fronteiras oferecendo música de grande qualidade”.

“O ano passado ensaiámos, pela primeira vez, inquéritos nos concertos e concluímos que 25 por cento das pessoas que estiveram presentes vieram de fora de Leiria”, adiantou o responsável, destacando a realização de concertos para público infantil como uma novidade da programação deste ano.

O Música em Leiria contempla, entre outros, um concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Carlos Guilherme e Isabel Alcobia no Mosteiro da Batalha, sendo os Claustros do Convento de Santo Agostinho, em Leiria, mais um dos palcos do festival, acrescentou Acácio de Sousa.

O festival, que já vai na 33.ª edição e que tem como diretor artístico António Vassalo Lourenço, vai contar, igualmente, com um sexteto de sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, dirigido pelo maestro de Leiria Alberto Roque.

Os bilhetes vão estar à venda a partir do dia 2 de maio no Teatro José Lúcio da Silva e também em www.teatrojlsilva.pt.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.