Esta nova coleção do Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) quer envolver personalidades nacionais na divulgação e preservação deste espaço, bem como na promoção do estudo científico do mundo vegetal.

A academia anunciou hoje, em comunicado, que os GNR, a banda liderada por Rui Reininho, vão ser os primeiros a plantar uma árvore e a apadrinhar o jardim.

A iniciativa realiza-se a 25 de outubro, no mesmo dia em que o grupo atua na Semana do Caloiro da universidade transmontana.

No Jardim Botânico da UTAD, um dos maiores da Europa, podem ser observadas espécies vegetais vindas dos quatro cantos do mundo.

Este espaço contempla cerca de 20 coleções temáticas, entre as quais um Jardim Pré-Histórico que permite fazer uma viagem de oito milhões de anos de história até à domesticação das plantas pelo homem.

Por sua vez, o centro interpretativo alberga o herbário que contém uma coleção de 2.250 espécies diferentes oriundas da Península Ibérica, Norte de África e Europa Central.

Este “museu vivo” está a atualizar progressivamente as suas placas de identificação com recurso a etiquetas visuais QRCode, com códigos visuais impressos que permitem aos visitante ter acesso a um conjunto vasto de informação de cada espécie através do seu telemóvel.

Já existem cerca de 500 placas com essa informação. O Jardim Botânico possui cerca de 1.000 espécies vivas.

A Semana do Caloiro, agora denominada Caloirada aos Montes, arranca no dia 14 e prolonga-se até 29 de outubro.

Para além dos GNR, atuam ainda na festa dos universitários os Blasted Mechanism, a cantora popular Rosinha, Quem é o Bob?, os Porto, Freshkitos, Valete e Karetus.

@Lusa