Os Groove 4tet são uma banda que privilegia os instrumentais, com fortes influências de soul, funk, jazz e claro muito, muito groove.
De recordar que a banda venceu o «Prémio Revelação do Cool Jazz Fest». Com um álbum editado, em 2010, «Do the right thing», têm estado como banda residente do Ondajazz e já tiveram vários nomes convidados, tais como Francesco Valente e Johannes Krieger, embaixadores da world music em Lisboa, e Selma Uamusse com a sua voz muito soul.
Na noite de quarta-feira, a soul e o hip-hop marcaram presença, mas o rei foi mesmo o Groove.
O concerto foi dividido em dois sets. A abrir tivemos, como convidado, na música Men Baron, o baixista Ciro Cruz qu já tocou com Gabriel o Pensador, Elba Ramalho e gravou para Djavan. Seguiram-se duas músicas do álbum de estreia da banda, «Left Foot» e «I think I will», com o saxofonista Zé Maria apresentado com o quinto elemento da banda.
Os Groove 4tet deram a conhecer duas músicas novas. A primeira, de nome «Can you handle this», teve a participação do trompetista Moisés e do saxofonista Zé Maria - dupla que permaneceu até ao final dos concertos.
A noite teve direito a uma surpresa, no segundo set, com a entrada da banda HMB em palco, da qual dois dos membros dos Groove 4tet fazem parte (Fred Martinho na guitarra e Daniel Lima nos teclados). Aos HMB juntou-se MC Ary.
Manteve-se assim o espírito funk, mas o lado soul da banda ergueu-se graças ao convidado Heber Marques, vocalista dos HMB. O serão terminou com uma jam session, odus funk com todos os convidados presentes, o que levou o público ao rubro.
Faltam ainda duas noites de Groove 4tet no Ondajazz. Na quarta-feira, 23, estarão presentes como músicos convidados Mário Delgado e Filipe Melo, duas figuras icónicas do jazz português. Para a última noite, 30, os Groove 4tet vão ter em palco a companhia de dois MC’s, Sir Scratch e Bob da Rage Sense.
Comentários