Depois de divulgadas informações que indicavam o regresso dos Black Sabath na sequência de uma reunião que teria acontecido na passada segunda-feira, o guitarrista da banda de metal veio a público desmentir as notícias.

Num comunicado publicado na sua página oficial, Tony Iommi afirmou estar “entristecido por um jornalista de Birmingham em quem confiava ter resolvido revelar uma conversa que tivemos em junho sobre uma reunião dos Black Sabbath, dando a entender que tínhamos falado ontem”.

“Na altura eu estava a apoiar a exposição Home of Metal e simplesmente falei de uma coisa que nos perguntam constantemente, isto é se vamos voltar. Graças à internet esta conversa espalhou-se pelo mundo inteiro como uma espécie de declaração oficial da minha parte, o que não faz sentido nenhum. Espero que ele tenha aproveitado este momento de glória porque não vai ter mais nenhum à minha custa”.

“Aos meus velhos amigos, Ozzy, Geezer e Bill, as minhas desculpas. Devia ter percebido”, concluiu Tony Iommi.

De acordo com o jornal The Birmingham Mail e com o site britânico MetalTalk.net, o vocalista Ozzy Osbourne ter-se-ia juntado em estúdio ao guitarrista Tony Iommi, ao baixista Geezer Butler e ao baterista Bill Ward, para ensaiarem para uma digressão e, eventualmente, para um novo álbum. A reunião, que supostamente decorreu na passada segunda-feira e foi testemunhada por colaboradores do site britânico, já estaria programada há duas semanas.

Há um ano, Ozzy tinha alertado para a possibilidade desta reunião. “É muito, muito provável que os Sabbath originais voltem finalmente para o álbum de despedida. E vamos fazer uma digressão, parece-me. Quando, ainda não sei. Falei com o Bill Ward ontem e ambos concordámos que nunca mais iríamos dizer que não”, revelou, na altura.

A formação dos Black Sabbath já não está junta desde 2006.