A cantora vai a Gaia apresentar o seu mais recente registo discográfico, “Songs of Freedom”. Editado em Outubro de 2009 com a chancela da prestigiada editora Blue Note, o disco redescobre grandes clássicos do pop e do jazz das décadas de 60, 70 e 80, nomeadamente de Bob Marley, Nina Simone, Bee Gees, Beatles, Beach Boys e Stevie Wonder.

Passam pelo segundo dia do festival o compositor e multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal, em formato de duo com a cantora Aline Moreira, bem como o GS Quartet, liderado pelo trompetista brasileiro Gileno Santana.

Hermeto Pascoal – um autodidacta que editou 23 discos e compôs temas para alguns dos intérpretes mais consagrados da música brasileira, como Edu Lobo, César Camargo Mariano e Elis Regina – promete recordar, em palco, alguns dos grandes êxitos da sua vasta discografia, fruto de quase cinco décadas dedicadas à música.

Já os GS Quartet vão percorrer um reportório que, além dos temas originais, reencontrará clássicos da música popular brasileira de autores tão diversos como Caetano Veloso, João Donato ou Pixinguinha.

A forte aposta na portugalidade – objectivo da organização do evento – confirma-se no último dia do festival, com a actuação da portuguesa Maria João, que se apresenta este ano na companhia do projecto Ogre, composto pelos pianos e teclados de João Farinha e Júlio Resende, pela bateria de Joel Silva e pela electrónica de André Nascimento.

O encerramento do festival fica a cargo do belga Toots Thielemands, um dos dinossauros do jazz, responsável pela introdução da harmónica no jazz e conhecido pelas suas colaborações com nomes como Ella Fitzgerald, Quincy Jones, Natalie Cole, Paul Simon ou Billy Joel.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.