Elton John, Leona Lewis e os Trovante são as mais recentes confirmações da edição 2010 do Rock in Rio Lisboa, avança a organização do festival.

Ambos actuam a 22 de Maio – um dia dedicado à celebração dos 25 anos do Rock in Rio, por onde vão passar, no palco secundário do festival, nomes como Rui Veloso, Maria Rita, Toni Garrido, Tiago Bettencourt & Mantha, Tiê, Soul Bizness e Zoey Jones.

“Para assinalar o quarto de século deste evento, a organização decidiu convidar grandes nomes que marcaram várias gerações nos últimos 25 anos. Para isso, para além do pianista e cantor mais famoso do mundo, convidou os ex-membros dos Trovante a reunirem-se para um concerto único, e ainda a cantora revelação Leona Lewis. O público dos 8 aos 80 poderá cantar em uníssono canções que marcam diferentes épocas”, pode ler-se em comunicado.

Estes nomes juntam-se assim, no Palco Mundo do evento, aos já anunciados Shakira, John Mayer, Ivete Sangalo e Mariza (21 de Maio), Muse, Snow Patrol e Xutos & Pontapés (27 de Maio), Miley Cyrus, D’ZRT e McFly (29 de Maio) e Rammstein e Motörhead (30 de Maio).

Pelo Palco Sunset do evento vão passar, ao longo de todo o festival, nomes como Zeca Baleiro, Luis Represas, Julie Mcnight, Rui Veloso, Boss AC, OqueStrada, Maria Rita, Expensive Soul, entre muitos outros.

O Rock in Rio Lisboa regressa ao Parque da Bela Vista nos dias 21, 22, 27, 29 e 30 de Maio de 2010.

Já à venda, os bilhetes diários para o evento custam €58.

Sobre Elton John

Sir Elton John é dos artistas mais bem sucedidos de sempre. Após ter vendido mais 40 milhões de discos e ter actuado para milhares de pessoas em todo o mundo, o britânico vem ao Rock in Rio-Lisboa 2010 revisitar e cantar os maiores sucessos da sua carreira para o público português.

Ao longo da sua carreira, o compositor inglês já editou 29 álbuns de originais e esta será a sua terceira passagem por Portugal. Entre os seus grandes êxitos encontram-se temas como Your Song, Can You Feel The Love Tonight, Something About The Way You Look Tonight, I'm Still Standing, Sacrifice, Nikita ou Candle in the Wind.

Todos estes hits deram a Elton John dezenas de galardões, entre os quais se destacam o Brit Award para “Melhor Artista Britânico Masculino” (1991), seis Grammys, incluindo o de “Prémio Lenda” (2001), e onze prémios Ivor Novello.

No seu percurso profissional foram vários os artistas que com ele actuaram, incluindo John Lennon, Tina Turner, Ray Charles, Stevie Wonder, Paul McCartney, Sting, Eric Clapton, Luciano Pavarotti, George Michael e, mais recentemente, na cerimónia de entrega dos Grammys deste ano, Lady GaGa.

Sobre os Trovante

Os Trovante, grupo formado no Verão de 1976, em Sagres, era inicialmente composto por João Nuno Represas, Luís Represas, Manuel Faria, João Gil e Artur Costa. Mais tarde, Fernando Júdice e António José Martins juntaram-se ao grupo. Têm no seu repertório temas como 125 Azul, Noites de Verão, Outra Margem, Perdidamente, Timor, entre outros.

Em 1977 gravaram o primeiro disco “Chão Nosso”, com uma forte componente política e música tradicional portuguesa. A partir de 1980, o grupo concentrou-se mais na vertente tradicional e lança “Baile no Bosque”, que conta com êxitos como Balada das Sete Saias e Outra Margem.

O concerto do Jornal Sete foi o ponto de viragem na carreira dos Trovante, tornando-os referência no panorama musical português. Em 1983 o álbum “Cais das Colinas” é lançado e José Salgueiro substitui João Nuno Represas. A célebre música Saudade é parte integrante deste projecto.

Passado um ano, lançam “Trovante 84” com uma série de temas que se tornaram memoráveis, entre eles Xácara das Bruxas Dançando, Travessa do Poço dos Negros e o famoso Molinera. Nesse mesmo ano, dão espectáculos no Coliseu de Lisboa e no Rivoli do Porto, ambos com lotação esgotada, e encerraram a Festa do Avante, onde actuaram paracem milpessoas.

Em plena explosão do Rock em Portugal, os Trovante revelaram-se uma das mais importantes bandas nacionais, compondo temas que permanecem até aos dias de hoje.

Sobre Leona Lewis

Leona Lewis, que actuará pela primeira vez em Portugal, conquistou a fama após ter vencido o concurso X-Factor. “Spirit” (2007), o seu álbum de estreia, foi um enorme sucesso que vendeu mais desete milhões de cópias em todo o mundo e alcançou sete discos de platina só no Reino Unido. Deste primeiro disco, que esteve em primeiro lugar no top britânico, norte-americano, canadiano, irlandês, australiano e neo-zelandês, resultaram singles como Bleeding Love, que alcançou o número um no top português, Better in Time ou Run.

Em Novembro de 2009, a londrina lançou o segundo disco. “Echo” está a ser um sucesso de vendas um pouco por todo o mundo e os temas Happy e I got you tocam frequentemente na maior parte das rádios.

Na sua curta mas consistente carreira, Leona Lewis já foi foi nomeada para quatro prémios Grammy em 2008, venceu o prémio “Ivor Novello” na categoria de “Melhor Single Britânico de Melhor Venda” com A Moment Like This, e Bleeding Love arrecadou o prémio “Melhor Tema” nos Virgin Media Music Awards. Nos MTV Asia Awards 2008 venceu ainda o prémio “Artista Internacional Revelação”.

Sara Novais