Existem milhares de pontes em Los Angeles, mas apenas uma pode ser aquela referida por Anthony Kiedis na sua balada lançada em 1992, Under the Bridge.

A música, que é uma ode à “cidade dos anjos” através dos olhos de um toxicodependente, colocou a banda de funk-rock no mapa musical mundial, conseguindo um segundo lugar nas tabelas da Billboard, mudando para sempre as vidas de Kiedis e dos seus companheiros.

Kiedis sempre se mostrou relutante em divulgar a localização desta ponte, chegando mesmo a recusar divulgá-la num artigo da "Rolling Stone" sobre a banda, lançado em 1992.

No seu livro de memórias, “Scar Tissue”, Kieidis fala sobre as sensações de perda e desespero capturadas em Under The Bridge, que descreve a sua própria luta contra o vício e a dependência de drogas. No entanto, a localização da ponte permaneceu um mistério.

Num artigo lançado ontem na “Vulture”, um decidido fã da banda mostrou a sua pesquisa baseada em mapas e artigos antigos, chegando mesmo a percorrer a pé algumas rotas para determinar o sítio exato a que Kiedis se refere na música. Aparentemente, é uma ponte localizada no parque MacArthur, que cruza pontos de referência de venda de droga como Sixth e Union com Seventh e Hoover.

Tentativas de contactar a banda para confirmar esta possibilidade não obtiveram resposta, por isso, tecnicamente, continua a ser um mistério a exata localização da ponte.

O artigo completo pode ser encontrado aqui.

Paulo Costa