
Em entrevista à Lusa, um dos fundadores da banda Curt Kirkwood disse não saber bem o que esperar de uma visita a Portugal e recordou que, em 1974, na altura com os seus 15 anos, estava em Espanha e preparava-se para atravessar a fronteira quando surgiram as primeiras notícias de que Franco estaria doente.
“Toda a gente disse que talvez devêssemos sair de Espanha antes que ele morresse. Não sabíamos nada sobre isso, então fomos para França. Sempre me senti enganado” por não ter podido visitar Portugal, explicou, entre risos, Kirkwood.
Há três décadas, por esta altura do ano, os Meat Puppets estavam a gravar o álbum “Meat Puppets II”, que veio a figurar em diversas listas de melhores registos da década de 1980 incluindo da revista Pitchfork, que escreveu que, “como maçã e tarte, ‘country’ e ‘hardcore’ andam de mão dada naquela forma tão americana”.
Com novo álbum acabado de sair, de nome “Rat Farm”, são os primeiros discos da banda dos irmãos Kirkwood que continuam a dar que falar, tendo o festival All Tomorrow’s Parties convidado o grupo para tocar “Meat Puppets II” na íntegra em 2008.
“’Meat Puppets II’ foi a primeira vez que gravei um álbum inteiro sozinho. Não sabia nada sobre gravar, nada sobre cantar ou sobre como queria cantar. Até esse ponto gritava. Olho para esse álbum e sabia o que queria fazer, o que queria escrever, só não sabia como o fazer, o que é algo porreiro. Não demorámos muito a fazer as coisas. Nunca fizemos nada duas vezes”, disse o guitarrista e vocalista da banda.
Curt Kirkwood reconhece estar dividido entre a vontade de fazer algo por impulso e o desejo de aperfeiçoar as gravações: “Toda a gente diz como o ‘Meat Puppets II’ é um grande álbum e eu digo, então vamos fazer isso outra vez, num só dia. [Mas] toda a gente quer que seja ainda melhor”.
Num ano de 2013 em que existem duas encarnações da banda fundadora da editora SST, os Black Flag (que Kirkwood ainda não viu e diz ter vontade de ver), o criador dos Meat Puppets lamenta que a magia que existia no começo dos anos 1980 desapareceu com a entrada em cena das grandes editoras, da procura por fama e por dinheiro.
Os Meat Puppets atuam no palco All Tomorrow’s Parties do festival Optimus Primavera Sound na noite de sexta-feira para sábado às 00:25.
@Lusa
Comentários