"Tendo em conta a programação, esta sexta edição será a melhor de sempre, embora tenha havido já grandes nomes a passar pelo festim, pela concentração de nomes "importantíssimos e de referência", considera Luís Fernandes, programador do festival e coordenador da associação d'Orfeu que o promove em conjunto com seis municípios.

Cabe ao músico e compositor Richard Galliano, que recriou o acordeão integrando-o no jazz, o concerto de abertura, a 6 de junho no espaço d'O4rfeu, em Águeda. Yves Lambert, considerado um dos responsáveis da pujança da música folk do Québec, regressa ao Festim, com atuações nos dias 13 em Albergaria-a-Velha, e 14 em Sever do Vouga.

Da Índia vem a Bollywood Masala Orchestra para atuar dia 20 em Albergaria-a-Velha, dia 21 em Oliveira do Bairro dia 27 em Ovar e 28 em Sever do Vouga.

Já no mês de julho, a orquestra de percussão ibérica Coetus sobe ao palco em Albergaria-a-Velha, enquanto a Fanfare Ciocarlia da Romédia se vai desdobrar entre Águeda, a 10 de julho, Albergaria-a-Velha dia 11 e Sever do Vouga no dia 12.

Os "pais" do reggae, os The Skatalites, virão da Jamaica para atuarem a 17 de julho em Águeda e no dia seguinte em Ovar, e, por último, Mehdi Nassouli leva as sonoridades do norte de África a Águeda, dia 24, e a Ovar, dia 25.

"São seis municípios (Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja e Oliveira do Bairro) com concertos entre junho e julho aos fins de semana, em que cada grupo chega a tocar em municípios distintos, nessa lógica de partilha de programação e da rede funcionar como espaço de acolhimento dos concertos, ganhando escala", explica o programador.

Luís Fernandes destaca o compromisso com as políticas culturais dos municípios envolvidos, que permite "fazer passar por Portugal nomes que seriam improváveis de forma avulsa, por iniciativa de um município isoladamente. "Haverá concertos de sala nos cineteatros de cada município, assim como na rua, associados aos próprios certames locais, como em Águeda no Agitágueda, em Sever na Feira do Mirtilo, em Ovar na animação de verão, sendo uma alavanca mútua entre o público quem vem do resto do país para ver estes concertos de músicas do mundo e os certames locais que envolvem a comunidade local".

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.