
Com mais de 40 anos de carreira, inúmeros prémios e a ascensão ao panteão do rock, seria de esperar que Bruce Springsteen estivesse por esta altura de pantufas e ar bonacheirão a gozar uma reforma dourada na Flórida. Mas o Boss está chateado. E quando o Boss fala, a gente escuta e aprende. Wrecking Ball, o novo álbum, é não só um grande disco (We Take Care of Our Own, Death To My Hometown ou This Depression entram de caras em qualquer coletânea futura do trovador norte-americano) como um tratado de insubmissão, numa época difícil para quase todos. Ao 17º álbum de originais, Bruce Springsteen continua a acreditar que a cantiga é uma arma. E que ninguém duvide que vai vencer.
O folk rock poderá vir a ser a linguagem musical da Inglaterra do século XXI e os Dry The River (a par de nomes como os Mumford & Sons) estão na linha da frente para escrever esse capítulo da música inglesa. Após um auspicioso EP de apresentação, chega agora ao Music Box o álbum Shallow Bed que mistura arranjos acústicos com experiências electrónicas e encontra na voz de Peter Liddle, frágil mas poderosa, um veículo profético de difusão da mensagem.
Depois de Noble Beast, poucos acreditavam que Andrew Bird conseguisse fazer melhor, mas Break It Yourself , o novo álbum, eleva ainda mais o nível de exigência para com o seu trabalho e o patamar de excelência em que se encontra. Sensível sem ser lamechas, épico sem ser barroco e humanista sem ser piegas, o multi-instrumentalista norte-americano entrega-nos um punhado de canções que tanto têm de clássico na composição como de contemporâneo na interpretação. Como curiosidade, refira-se que uma das faixas de Break It Yourself, por sinal uma das melhores, dá pelo nome de Lusitania, em homenagem ao tempo por cá passou e durante o qual compôs algumas das canções.
Numa semana particularmente agitada, destacamos ainda os novos álbuns de Katie Melua, The Fray, We Are Augustines e Amy Ray.
Quanto aos singles, temos para ouvir no Music Box, as nova músicas de John Mayer, Marcus Collins (uma versão de Seven Nation Army cheia de groove) M.I.A. , M. Ward, Nicki Minaj, The Drums e Friends, uma das bandas revelação deste início de ano.
Esta e toda a outra música disponível a qualquer altura e em qualquer lugar de forma gratuita no Music Box. Caso ainda não conheça o serviço vá a www.musicbox.pt ou faça o download da aplicação para o telefone e televisão.
Comentários