O registo – o primeiro trabalho da banda sem o baixista Chi Cheng (que continua hospitalizado em estado de semiconsciência, após ter sofrido um acidente de carro em Novembro de 2008)- chamar-se-á “Diamond Eyes” e deverá chegar às lojas a 18 de Maio, após um hiato de quatro anos.

Pré-apresentado pelo single Rocket Skates (que vai estar disponível, a partir de hoje à noite, para download gratuito), o disco será composto por 11 temas musicalmente diferentes dos trabalhos anteriores dos Deftones e irá buscar a sonoridade do início da carreira da banda, agora recheada com um toque experimental.

“Estou à espera de fazer um álbum fantasista desde ‘White Pony’, onde as letras possam ser menos ‘esta é a minha vida e estamos a passar por isto’. Ajuda-nos a não pensar na realidade. Não gosto de ouvir os problemas das pessoas – gosto de música”, contou Chino Moreno, vocalista do grupo, em entrevista à publicação norte-americana “Spin”. “É um dos nossos melhores álbuns. Não há um minuto neste disco que pareça que está lá a mais”, acrescentou.

Assumiu o baixo na gravação do registo, produzido por Nick Raskulinecz (Foo Fighters, Rush, Alice In Chains), Sergio Veja, ex-Quicksand.

Recorde-se que antes do acidente que deixou Cheng numa cama de hospital, os Deftones encontravam-se a terminar um novo disco de estúdio, intitulado “Eros” – registo que se encontra, actualmente, arquivado, a aguardar melhorias por parte do baxista.

“Metemo-lo no cofre e será editado no tempo certo – espero que seja quando o Chi recuperar totalmente”, contou Moreno. “Eu não poderia realizar uma digressão de um álbum que estivesse ligado a Chi. Os Deftones precisavam de colocar todo o seu pensamento, energia e emoções em algo novo, em algo mais optimista”, justificou.

Sobre o estado de saúde actual do baixista, Chino Moreno adianta notáveis melhorias: “Fui visitá-lo ao hospital durante o Natal. Ele está com muito melhor aspecto. Ainda está num estado semi-consciente. Abre os olhos e observa-te, mas ainda não consegue comunicar contigo”.

Sara Novais