
Nuno Maló, que vive nos Estados Unidos desde 1996, era candidato em duas categorias na sétima edição dos prémios, que são atribuídos por aquela associação a compositores que escrevam música para cinema.
O músico português foi premiado pela banda sonora de «Amália - O Filme», de Carlos Coelho da Silva, para a qual compôs vinte temas orquestrais interpretados pela Filarmónica de Budapeste.
Na categoria de compositor revelação, além de Nuno Maló, estavam também nomeados os Daft Punk, Óscar Araújo, Arnau Bataller e Herbert Gronemeyer.
Nascido na Madeira em 1977, Nuno Maló estudou composição para cinema em Los Angeles e é autor de várias bandas sonoras de filmes portugueses, entre os quais «Assalto ao Santa Maria», de Francisco Manso, «Contraluz», de Fernando Fragata, «O Julgamento» e «A Arte de Roubar», ambos de Leonel Vieira, «Filme da Treta», de José Sacramento, e «Mulher Polícia», de Joaquim Sapinho.
«A Profecia Celestina» (2006), de Armando Mastroianni, e «The Lost and Found Family» (2009), de Barnet Bain, foram duas produções internacionais para as quais compôs a música original.
Casado com uma pianista, Nuno Maló já tinha sido antes distinguido pelo seu trabalho, com o Prémio de Composição Henry Purcell.
Para a sétima edição dos prémios norte-americanos, estava também nomeado outro português, Miguel D’Oliveira, pela partitura para o documentário «The Batle of Britain», produzido pela BBC, mas que acabou por não ser distinguido.
O francês Alexandre Desplat foi eleito o compositor do ano. O premiado músico francês recebeu ainda galardões pela música original para os filmes «O Escritor Fantasma» e «O Discurso do Rei», pelo qual está este ano nomeado para um Óscar.
John Powell recebeu o prémio de melhor banda sonora do ano e melhor música para um filme de animação com «Como treinares o teu dragão».
Os franceses Daft Punk venceram na categoria de melhor banda sonora original de um filme de fantasia, terror ou ficção científica com «Tron - o Legado».
Danny Elfman, três vezes nomeado aos Óscares e parceiro de longa data de Tim Burton, venceu o prémio de melhor canção com «Alice’s Theme», para o filme «Alice no País das Maravilhas», daquele realizador.
A Associação Internacional de Críticos de Música para Cinema foi criada no final dos anos 1990 e integra jornalistas de rádio, televisão, imprensa e meios online que escrevem sobre composições para cinema e televisão.
SAPO/Lusa
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