O compositor português é um dos seis nomeados para aquele prémio, que é anunciado durante a 7ª edição do Festival Internacional de Música e Cinema de Ubeda, a decorrer de 18 a 24 de Julho nesta cidade espanhola.
Nuno Maló – que venceu recentemente o prémio de Compositor Revelação do Ano da Associação dos Críticos de Música de Filmes, com sede em Los Angeles – integra uma lista de seis nomeados, de acordo com o sítio do festival na internet.
Os Daft Punk, duo francês de música eletrónica, o compositor espanhol Arnau Batallier, os norte-americanos Trent Reznor e Matthew Margeson, o turco Pinar Toprak e Matthew Margeson são os outros nomeados.
Os Gold Spirit Awards foram instituídos em 2001 pelo sítio BSOSpirit, um sítio da Internet espanhol vocacionado para fãs de cinema e de composições para cinema destinados a reconhecer a importância da música na cinematografia. Desde 2002 que é possível a votação online no site.
O nome GoldSpirit - uma homenagem ao compositor norte-americano Jerry Goldsmith – decorre da contracção do nome deste com o da organização promotora dos prémios.
Nomeado para 17 Óscares, Jerry Goldsmith – nascido nos Estados Unidos em Fevereiro de 1929 e falecido em Junho de 2004 - recebeu um Óscar em 1976 pela composição para o filme «O Génio do Mal» (1976). Entre as várias bandas sonoras que compôs conta-se a da série «Star Trek».
Em comunicado, a Valentim de Carvalho congratula-se com a nomeação de Nuno Maló, considerando que «comprova a qualidade do seu trabalho em «Amália, o Filme»».
SAPO/Lusa
Comentários