«Além do catering do staff e dos artistas, também as empresas de restauração presentes no recinto, devidamente identificadas com um dístico de estabelecimento aderente, se associaram a este movimento espontâneo, criado pela Associação Contra o Desperdício DariAcordar», descreve a organização, crescentando ainda que toda a comida que, respeitando os parâmetros da ASAE, não for consumida durante os dias do Optimus Alive, será recolhida por volta da meia-noite e entregue durante a manhã do dia seguinte a instituições de caridade do concelho de Oeiras.

De acordo com dados da DariAcordar, diariamente há 50 mil refeições que não chegam a sair da cozinha dos restaurantes de todo o país e acabam no lixo. Enquanto tal acontece, cerca de 360 mil pessoas passam fome.

«O movimento Zero Desperdício propôs-se a fazer a ponte, recolhendo dos restaurantes associados todas as refeições que nunca foram servidas ou cujo prazo de validade se aproxima do fim, para as distribuir pelos mais carenciados», afiança.

Justice, Death in Vegas, Brodinski, The Cure, Blasted Mechanism, James Murphy + Pat, Radiohead, Metronomy e Seth Troxler são os cabeças-de-cartaz dos três palcos que compõem o Optimus Alive, festival que decorre no Passeio Marítimo de Algés entre os dias 13 e 15 de julho.