O ciclo inicia-se no dia 10 de outubro com o Nicola Conte Jazz Combo, que apresenta o álbum “Free Souls”, lançado em maio, acompanhado “pela voz soul de Melanie Charles, pelo premiado saxofonista sueco Magnus Lindgren e por uma talentosa secção rítmica italiana”, segundo comunicado da instituição.

Dia 15 a programação prossegue com Anthony Joseph & The Spasm Band e com Funky Bones Factory, “um grupo de operários que não se intimida com as tarefas mais pesadas, nomeadamente a de levar uma contagiante onda de ‘groove’ metalúrgico ao encontro das suas audiências”.

Por seu lado, o Lisbon Underground Music Ensemble (L.U.M.E.), projeto original que “conta com a direção e as composições de Marco Barroso”, sobe ao palco da sala 2 da Casa da Música no dia 17.

Dois dias depois, o mesmo espaço recebe a israelita de origem etíope Ester Rada, naquilo que é descrito como um “cruzamento entre o revivalismo soul e R&B, o ‘ethio-jazz’ da Etiópia e o cosmopolitismo israelita”, com influências de Nina Simone, Erykah Badu e Stevie Wonder.

O Outono em Jazz vai encerrar no dia 22 de outubro com os brasileiros Jaques Morelenbuam Cello Samba Trio e Ed Motta Quartet.

@Lusa