O Overmixter é um site brasileiro de partilha de todos os tipos de ficheiros áudio. Um espaço que reúne músicas, samples e remixes e que permite aos seus utilizadores ouvirem, criarem e recriarem novas músicas. É uma ferramenta para DJ´s, produtores ou amantes da música em geral.

Concebido a partir de uma parceria entre o
Overmundo e o
ccMixter (daí o nome), o Overmixter conta com o apoio do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas e com patrocínio da Fundação Ford e da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural e dos mecanismos de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura brasileiro.

A ideia é permitir às pessoas que manipulam música - seja por trabalho, seja por diversão - compartilhem os seus arquivos e criem colectivamente. Cada música, sample ou remix disponibilizado no Overmixter pode servir de matéria-prima para um outro colaborador. Isso porque os arquivos inseridos ficam sob uma licença
Creative Commons, que resguarda os direitos do autor ao mesmo tempo em que permite uso e cópia, de acordo com as condições determinadas pelo titular desses direitos.

No momento em que os ficheiros são introduzidos, o músico pode decidir quais são os termos que pretende disponibilizar na sua colaboração - se permite o uso comercial de sua obra ou não, se quer que as obras derivadas fiquem disponíveis sob a sua mesma licença, e assim por diante - e a autorização fica legalmente válida.

Quanto mais músicas, samples ou remixes forem disponibilizados, mais ideias vão surgindo. Uma rede de utilizadores que criam e disponibilizam as suas músicas na rede.

Como funciona? Pegue num sample que se encontre disponível num das bases de samples indicadas no site, misture com outros samples (e/ou vocais), e cria um remix. Então, envie o seu remix para o Overmixter indicando quais os samples (e/ou vocais) que utilizou, e outras pessoas vão poder utilizá-lo nos seus próprios remixes. Quando alguém cria um remix a partir de uma música sua, o seu nome irá aparecer na ficha técnica dessa música e os restantes utilizadores poderão conhecer o seu trabalho.

Para mais informações visite:
www.overmundo.com.br/overmixter

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.