Fonte da organização disse hoje à agência Lusa que Paulo Gonzo e Tito Paris aceitaram o convite e vão participar, em palco, numa homenagem à música cabo-verdiana.

Paulo Gonzo, um dos músicos portugueses de maior expressão, e Tito Paris, figura de destaque da música cabo-verdiana, gravaram recentemente um dueto no último trabalho do artista português, intitulado "Duetos".

A estes dois artistas, acrescentou a fonte, vão juntar-se mais convidados musicais de países da comunidade lusófona, mantendo assim o princípio dos prémios de aproximar os países de língua oficial portuguesa através da música.

A cantora Neuza, com o CD "Flor di Bila", é a artista cabo-verdiana com maior número de nomeações (seis) para os Cabo Verde Music Awards, que vão eleger os melhores entre as cerca de quatro dezenas de artistas para as 21 categorias na cena musical cabo-verdiana.

Dezassete das categorias são escolhidas pelo júri, presidido pela cantora cabo-verdiana Tété Alhinho, três são decididas pelo público e pelo júri - "Melhor DJ", "Melhor Banda ao Vivo" e "Melhor Artista em Palco" - e uma totalmente pelo público - "Melhor Música do Ano" -, cuja votação "online" e "sms" começou a 20 de janeiro.

Esta última categoria tem como finalistas Neuza, em dueto com Michel Montrond, com "Trabessado", Nelson Freitas, com "Bo Tem Mel" e Djodje, com Ferro Gaita, com a música "Um Segundo".

Funaná, Batuku/Kola Sanjon, Cabo Zouk/Cabo Love, Morna, Coladera, Rap/Hip Hop, Reggae/R&B/House, Música do Ano, Voz Masculina, Voz Feminina, Artista Revelação, Artista em Palco, Banda ao Vivo, Álbum Eletrónico, Álbum Acústico, Videoclip, Produtor Musical, Instrumentista, Compositor, DJ e Animador de Rádio são as 21 categorias em disputa.

O Prémio Carreira, que nas edições anteriores homenageou Cesária Évora, Bana e Zeca di Nha Reinalda, só será conhecido durante a gala.

@Lusa