O cantor espanhol Enrique Iglesias - que detinha 14 nomeações - recebeu, entre os nove galardões arrecadados, o prémio de Artista Latino do Ano, o Álbum Latino do ano, pelo disco "Euphoria", e o Tema do Ano, com "Cuando Me Enamoro", cantado em dueto com o dominicano Juan Luis Guerra.

"A minha carreira passou por bons e maus momentos, mas o meu público latino sempre esteve comigo", disse o cantor, sobre os 15 anos de carreira, durante a cerimónia de atribuição dos prémios.

O cantor abriu o espetáculo da gala com a interpretação de alguns dos seus êxitos, "No me digas que no" e "Tonight I'm Loving You", este último ao lado do duo de Porto Rico Wisin e Yandel, que conquistaram os prémios Billboard de Grupo de Ano Latin em Ritmo Airplay e Álbuns de Ritmo Latino.

A cantora Gloria Estefan recebeu o prémio «Espírito da Esperança» pelo trabalho filantrópico que tem desenvolvido, sobretudo com uma fundação de apoio a crianças negligenciadas e vítimas de abusos.

O evento foi patrocinado e transmitido em directo pela cadeia Telemundo a partir do BankUnited Center, tendo sido apresentado pelo venezuelano Daniel Sarcos e os atores de telenovelas Aylín Mujica e Rafael Amaya.

Os Prémios Billboard de Música Latina destacam os discos, canções e cantores mais populares neste género, baseando-se nas vendas constantes na lista semanal Billboard.

A 22ª Conferência de Música Latina Billboard decorreu entre 26 e 28 de Abril em Miami Beach.

SAPO/Lusa