“The Endless River”, composto por material registado em 1993, durante as sessões de gravação de “The Division Bell”, último registo de originais do coletivo, chega às lojas a 10 de novembro, com o contributo de David Gilmour, Rick Wright (já falecido) e Nick Mason, estando a partir de hoje em pré-venda.

Editado pela Parlophone, é, sobretudo, um disco instrumental, com quatro lados, e com uma canção, Louder Than Words, com letra de Polly Samson. A produção é de David Gilmour, Phil Manzanera, Youth e Andy Jackson.

Confere a capa do álbum, da autoria de Ahmed Emad Eldin, artista egípcio de 18 anos de idade, mostrada ao mundo em grandes telas aplicadas em fachadas de edifícios de dez cidades, incluindo uma instalação iluminada com oito metros de altura no South Bank, em Londres:

“’The Endless River’ tem como ponto de partida a música das sessões de gravação do álbum ‘The Division Bell’, em 1993. Ouvimos mais de 20 horas das nossas gravações e selecionámos a música que queríamos trabalhar para o novo álbum. Durante o último ano, acrescentámos partes novas, regravámos outras e recorremos a toda a tecnologia de estúdio para criar um álbum Pink Floyd do século XXI. Sem o Rick, sem a possibilidade de podermos voltar a tocar com ele, é justo que estas músicas revisitadas e trabalhadas sejam disponibilizadas ao público como parte integral do nosso repertório”, refere David Gilmour sobre o registo.

Já Nick Mason revela: “’The Endless River’ é uma homenagem ao Rick. Julgo que este disco é uma forma adequada de reconhecer o muito que ele fez e como a sua maneira de tocar esteve no cerne do som Pink Floyd. Quando ouvi as gravações das sessões de estúdio, não pude deixar de pensar que ele era um músico muito especial”.

Consulte o alinhamento:

LADO 1
Things Left Unsaid
It’s What We Do
Ebb And Flow

LADO 2
Sum
Skins
Unsung
Anisina

LADO 3
The Lost Art of Conversation
On Noodle Street
Night Light
Allons-y (1)
Autumn’68
Allons-y (2)
Talkin’ Hawkin’

LADO 4
Calling
Eyes To Pearls
Surfacing
Louder Than Words