De acordo com a organização, o anúncio do vencedor do galardão - que também entregou uma menção honrosa ao projeto de conteúdos multimédia Story Trail TV - decorreu no final do evento Super Bock Laboratório Criativo, organizado pela empresa Unicer.

O vencedor vai receber 25 mil euros para desenvolvimento do projeto como negócio, e vai representar Portugal no concurso mundial Creative Business Cup, que se realiza de 18 a 20 de novembro, em Copenhaga.

O Musikki foi escolhido entre seis finalistas, selecionados de 339 candidaturas apresentadas este ano ao galardão atribuído por iniciativa da Unicer, há cinco anos, com apoio da Super Bock e parceria da Fundação de Serralves.

O júri decidiu atribuir o prémio ao projeto Musikki, por ser "o primeiro agregador musical que reúne automaticamente, numa única página, através de um clique, toda a informação de um artista ou banda que se encontra dispersa e fragmentada na internet".

O Musikki, como plataforma tecnológica, tem ainda uma aplicação inovadora no facebook - o Musikki Social Player - "que permite criar e organizar, pela primeira vez, uma playlist com todas as músicas que os amigos ouvem ou que são partilhadas nas páginas que cada pessoa segue".

O projeto vencedor foi criado em Aveiro por três jovens empreendedores portugueses, tem por base o mercado global, e está atualmente a concentrar esforços no mercado ocidental, com foco na América do Norte, Europa Ocidental e América Latina.

O Story Trail TV, distinguido com a menção honrosa, é uma plataforma georreferenciada para smartphones e tablets, que visa proporcionar "experiências de visita diferenciadoras e mais enriquecedoras em espaços culturais e de lazer, como cidades, museus ou jardins".

Através desta aplicação móvel, cada visitante poderá escolher, previamente, um trajeto, uma história ou um jogo que o guiará durante a visita. Entre os projetos já criados estão um guia e jogo para o Museu Nacional dos Coches.

Os outros quatro finalistas da edição desde ano do Prémio Nacional Indústrias Criativas foram os projetos Bright, MyWishGuru, Performing Arts e Zizabi.

O Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves foi criado em 2008 para promover, apoiar, acompanhar e ajudar a desenvolver projetos criativos e inovadores de origem portuguesa.

Ainda segundo a organização, desde o lançamento do galardão, foram apresentadas mais de 1200 candidaturas e, através da rede de parceiros institucionais da Unicer, apoiados 60 projetos, incluindo os cinco vencedores e as seis menções honrosas, gerando 140 postos de trabalho.

@Lusa