«Vão ser quatro noites com música de vários estilos, do tradicional à música lírica, e uma moldura cénica muito interessante no Largo do Colégio», afirmou Rogério Massa, salientando que os concertos decorrem entre sexta e segunda-feira, a partir das 21:30, em dois palcos montados no adro da igreja ali existente, um dos quais será coberto.

O festival abre com a «Noite Açoriana», que incluirá a atuação da orquestra de percussão Bora Lá Tocar e dos músicos Jorge Dutra, Raquel Dutra e Adílio Soares, à que se seguirá um momento de teatro popular, culminando com um espetáculo de Zeca Medeiros.

No sábado realiza-se a «Noite Filarmonia», que levará ao palco a Banda Militar dos Açores (na foto), decorrendo no domingo a «Noite de Gala», com destaque para o concerto do pianista Nuno Margarido Lopes, do Teatro Nacional de S. Carlos, que será acompanhado pela Orquestra de Ponta Delgada e pelo Coral de S. José.

O «Música no Colégio 2012» encerra na segunda-feira, 16 de julho, com a «Noite Lírica», num concerto com a soprano Sandra Medeiros, a mezzo-soprano Maria Luísa Freitas e o tenor Mário Alves, acompanhados pelo pianista Nuno Margarido Lopes e pelo Coro Sinfónico do Coral de S. José.

Rogério Massa salientou que este festival, inspirado numa iniciativa idêntica que se realiza nas imediações do Teatro de S. Carlos, em Lisboa, é um risco especial nos Açores devido às condições meteorológicas.

«É um grande desafio para nós porque são quatro dias e, numa terra como a nossa, temos que acreditar que não choverá neste período», frisou o responsável pela organização do festival.

@SAPO com Lusa