O cartaz contou com alguns dos melhores nomes do hip hop português, os MCs Bambino, Ace, D-Mars, Mundo, Sagas (o mestre de cerimónias da noite) e Xeg, sempre acompanhados pelo DJ Nel'Assassin, um dos pioneiros na arte do scratch e DJing em Portugal. Cada MC cantou três temas e o desafio passava por cantarem um clássico, uma canção a capella e um poema.

A noite abriu com um DJ set de Nel'Assassin enquanto as últimas pessoas entravam na sala. O Musicbox não esgotou, no entanto foram muitos que se deslocaram ao Cais do Sodré para assistir ao concerto.

Bambino, o primeiro MC a subir ao palco, é talvez um dos mais influentes rappers portugueses. O ex-membro dos Black Company surgiu em boa forma, com o seu flow rápido e o estilo inconfundível. Bambino mostrou também o seu skill no MPC e deixou as rimas para os MCs Sanryse e B.Joy, que trouxeram bons freestyles.

O segundo a pisar o palco foi o ex-Micro D-Mars, mais um MC da velha escola. Como as suas rimas ainda eram lembradas por muitos, pudemos ouvir o público cantar com o MC da linha de Cascais. D-Mars esteve sempre acompanhado pelo rapper Ridículo, membro do coletivo Mundo Complexo.

Da cidade do Porto desceu Ace, membro dos Mind da Gap (MDG), um dos grupos de maior sucesso do rap português. Abriu com um clássico da sua banda, “Todos gordos”, e toda sala cantou a estrofe.

Sagas, um dos fundadores dos Micro, convidou Dengaz, rapper da chamada nova escola, para cantar “Velha escola, nova escola”, que deverá ter videoclip em breve.

Um dos artistas mais aplaudidos da noite foi Mundo, um dos MCs mais respeitados do Porto e elemento dos Dealema. As suas rimas deixaram alguns dos momentos mais fortes e celebrados da noite, ou não fosse o MC um dos mais aguardados do evento.

As canções a capella foram as que mais cativaram a assistência e o mesmo sucedeu na actuação de Xeg, o último a apresentar-se. O músico lisboeta esteve no seu melhor com o seu jogo de rimas muito complexo, onde provou ser um dos melhores MCs do momento em Portugal.

Foi uma noite em que a chamada “velha escola” do hip hop mostrou estar viva e em grande forma. Já passaram 20 desde Rapública, o disco, mas a atitude e entrega em mantêm-se e crescem cada vez mais em palco. O do Musicbox foi a melhor prova disso mesmo.

De 15 a 25 de Junho o Festival Silêncio! regressa a Lisboa. O evento, que celebra a palavra dita o seu cruzamento com as outras artes, inclui concertos, debates, workshops, cinema e o já habitual concurso de poetry slam, que encerra a festa no palco do Music Box. Mais informações no site do festival.

Texto e fotos @Edson Vital

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.