O Record Store Day, ao qual se juntam este ano pelo menos 15 lojas portuguesas, foi criado em 2007 nos Estados Unidos para promover a música independente e a existência de lojas, pequenas ou grandes, com uma relação de proximidade com o consumidor.

O músico norte-americano Jack White (na foto), que também é produtor, editor e dono de uma loja de música, foi eleito este ano oficialmente o embaixador do Record Store Day. O ex-elemento dos White Stripes disse sentir-se orgulhoso em assumir este papel, se puder ajudar os outros a entender a beleza e o encantamento de visitar uma loja de discos e encontrar alguma coisa nova que possa alterar-lhes a maneira de encarar o mundo.

Em Portugal há 15 lojas associadas, como a Louie Louie (que tem espaços em Lisboa e no Porto), a Quebra Orelha, em Coimbra, a Trem Azul e a Flur, ambas em Lisboa.

A CDgo, no Porto, terá uma série de concertos durante a tarde de sábado com os portugueses Little Friend, The Weatherman, NACO e A Beta Movement.

Destaque ainda para a adesão da Ouvir Devagar, uma nova loja de música dedicada a sonoriades portuguesas e lusófonas localizada na livraria Ler Devagar, em Lisboa.

Para celebrar este dia, muitas editoras e músicos, em particular no universo do pop rock anglo-saxónico, fazem edições discográficas especiais, em tiragens limitadas, para colecionadores e admiradores. O dia serve ainda para assinalar o novo fôlego que o vinil conquistou nos últimos anos, mesmo com a concorrência da música digital e dos descarregamentos ilegais pela internet.

No Reino Unido, por exemplo, as mais de 200 lojas associadas a este dia terão edições especiais e raridades de Paul McCartney e David Bowie, dois nomes da música pop rock inglesa que ainda fazem movimentar alguns milhões de libras. De David Bowie será reeditado o EP "Bowie 1965!" e do ex-Beatle uma versão ao vivo de "Maybe I'm Amazed", editado em 1976 com os Wings.

Dos REM, que já não existem, sairá o EP "Live in Greensboro", com apenas cinco mil cópias, e estão previstas edições especiais de nomes como The XX, Greatful Dead, Elliott Smith, Mumford & Sons e Pulp.

@Lusa