![Rodrigo Leão atua nas escadarias da Assembleia da República](/assets/img/blank.png)
O espetáculo tem por título “O Espírito de Um País” e divide-se em três partes, que levam os subtítulos “A Liberdade”, “O Sonho” e “Triunfal”. Cada uma delas será marcada por várias surpresas, entre novos arranjos; versões de temas dos Madredeus, que contarão com a voz da acordeonista Celina da Piedade, membro regular do ensemble de Rodrigo Leão; a participação de Camané nalguns temas, entre os quais uma versão de Vida Tão Estranha; e a estreia do inédito O Espírito de Um País (Dança de Abril) – “uma homenagem à liberdade”, segundo palavras do próprio compositor.
O concerto, pensado no âmbito das comemorações solenes dos 40 anos do 25 de Abril, contará com a participação da Sinfonietta de Lisboa, que estará presente na execução de praticamente todos os temas do alinhamento, sob direção do maestro Vasco Pierce de Azevedo; bem como do Grupo de Percussões de Lisboa e do Coro Juvenil da Fundação Musical dos Amigos das Crianças, além dos já referidos Celina da Piedade e Camané.
O evento, concebido por Rodrigo Leão a partir de um convite da própria Assembleia da República, contará ainda com imagens do realizador Rui Simões em dois temas. “Trata-se de material retirado dos filmes ‘Bom Povo Português’ e ‘Deus Pátria Autoridade’, que se adequam aos ambientes explorados por Rodrigo Leão”, pode ler-se em comunicado. Haverá ainda imagens retiradas do documentário “Portugal, Um Retrato Social”, de António Barreto, para o qual Rodrigo Leão fez a banda sonora.
O espetáculo tem início às 21h00. A entrada é livre.
Comentários