Thurston Moore tem sido presença regular a solo nos dois últimos anos em Portugal, em particular em colaboração com a Galeria Zé dos Bois (ZDB), em Lisboa, onde esteve numa residência artística em 2012. Nessa altura, atuou com os músicos portugueses Gabriel Ferrandini (baterista) e Pedro Sousa (saxofonista), editando agora em álbum o que ficou dessa parceria em palco, um encontro entre o "free rock" e o "free jazz", descreve a editora.
Depois desse concerto, em 2012, Thurston Moore voltou a Lisboa em 2013, atuando na ZDB com a contrabaixista Margarida Garcia - com quem deverá editar também um álbum - e voltou em março passado a Portugal para um par de atuações pelo país.
Thurston Moore, 55 anos, foi um dos fundadores dos Sonic Youth, banda que terminou em 2011, tendo editado também alguns álbuns a solo, sendo o mais recente "Demolished Thoughts".
Depois da separação dos Sonic Youth (e da vocalista Kim Gordon), Thurston Moore fundou os Chelsea Light Moving e tem-se dedicado a colaborações paralelas, sobretudo em torno da improvisação e do rock, como as que aconteceram em Portugal, com a ZDB.
"Live at ZDB" é uma parceria entre a editora portuguesa Shhpuma e a Galeria Zé dos Bois.
@Lusa
Comentários