A primeira foi para «Nénette et Boni», em 1996. A experiência correu bem e a cineasta continuou a propor ao grupo a criação das ambiências musicais dos seus filmes. Assim, nasceram as músicas de «Trouble Every Day» (2001), «35 Shots de Rum» (2008) e «White Material» (2009).
Além das composições originais da banda, houve também trabalhos a solo que serviram de suporte sonoro a dois títulos da realizadora francesa. O violinista, guitarrista, pianista e responsável pelos arranjos de orquestra da banda, Dickon Hinchliffe (que, entretanto, deixou os Tindersticks) fez a música de «Vendredi Soir» em 2002, e o vocalista Stuart Staples, a de «L'intrus», em 2004 (que esteve em exibição no IndieLisboa 2006).
Agora, segue-se o lançamento mundial no dia 26 de Abril da caixa com estas bandas sonoras, «Tindersticks - Claire Denis Film Scores 1996-2009» e a sua apresentação ao vivo, num espectáculo em que os temas dos Tindersticks são acompanhados pela projecção das imagens que lhes serviram de inspiração.
Mais do que um concerto com exibição de excertos de filmes, este é um espectáculo em que a banda interage activamente com a projecção e a iluminação, criando momentos em que o protagonismo é das imagens e outros em que é a música a ganhar preponderância.
Os Tindersticks sobre esta parceria com Claire Denis
Tudo começou em 1995, quando Claire Denis e os Tindersticks se conheceram numa sala de espectáculos em Paris, depois de um concerto da banda.
A realizadora francesa estava a escrever o argumento para «Nénette et Boni» e a música «My Sister» tocou-a de forma especial. Claire foi então ao seu encontro, e perguntou-lhes se gostariam de compor a música para o seu próximo filme.
«Tínhamos o sonho de fazer bandas sonoras desde sempre, mesmo quando ainda mal conseguíamos tocar. Na altura, esta proposta soou-nos como o caminho certo a seguir», recordam. «Por outro lado, o facto de isto ter acontecido em Paris, pareceu-nos um bom presságio. Foi naquela cidade que Miles Davis gravou a banda sonora de 'Fim-de-semana no Ascensor', de Louis Malle, improvisando e gravando enquanto via o filme pela primeira vez. (…) Passados alguns meses de trabalho intenso entregámos, muito nervosamente, a música para «Nénette et Boni»».
Claire Denis gostou, e seguiram-se os convites para os filmes seguintes. Sobre esta colaboração que se prolongou ao longo de 13 anos, os Tindersticks comentam:
«Talvez tenhamos um certo entendimento com Claire, apesar de nunca termos propriamente falado sobre isso. (…) Disseram-nos que comentou numa entrevista que compreendíamos os seus filmes antes dela própria. Talvez isso seja verdade, mas achamos que está apenas a ser simpática. De qualquer forma, o trabalho para cada um destes filmes sempre nos levou a avançar para o desconhecido, a aperfeiçoarmo-nos e a fazermos coisas que não sabíamos ser capazes. No final, sentimos que isso nos mudou, que mudou a nossa música, e que contribuiu decisivamente para, passados tantos anos, continuarmos a lutar pelas nossas ideias. (…) Tivemos outros convites para criarmos bandas sonoras. Mas, nesses casos, percebemos que não havia o nível de liberdade e empatia que tivemos com Claire. E, sem essa base, acabaríamos por fazer música com outro objectivo (o dinheiro) e sempre tivemos consciência de que não somos bons a trabalhar dessa forma»
Trata-se pois de um espectáculo a não perder, dia 11 de Maio, na Aula Magna. Os bilhetes custam 27 € (plateia) e 35 € (doutorais) e estarão à venda em exclusivo na Fnac a partir desta semana.
A oitava edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa decorrerá de 05 a 15 de Maio no cinema São Jorge, Culturgest, Teatro do Bairro e Cinemateca Portuguesa.
Este ano, foi já anunciada uma retrospectiva do realizador brasileiro Júlio Bressane, que estará em Lisboa para falar na secção «Herói Independente».
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