Nesta edição do festival, que conta com mais de trinta anos de existência, organizado pelo promotor Duarte Mendonça, estão previstos apenas quatro concertos, nos dias 3, 4, 10 e 11 de maio, no auditório do Casino Estoril (Cascais).

O Estoril Jazz abrirá com o saxofonista norte-americano Eric Alexander, à frente de um combo intitulado "UK All Stars", com Mark Nightingale (trombone), Arnie Somogyi (contrabaixo), Winston Clifford (bateria) e John Donaldson (piano).

A 4 de maio, apresentam-se em duo o pianista norte-americano Kenny Barron, improvisador de 70 anos, e o contrabaixista britânico Dave Holland, de 67 anos, tendo a atuação de ambos já sido descrita como "um 'pas de deux' instrumental", um encontro entre virtuosos.

A 10 de maio acontecerá a estreia em Portugal do quarteto do saxofonista italiano Francesco Cafiso, de 24 anos, "revelação da cena jazzística italiana e discípulo do génio Charlie Parker", descreve a organização.

O Estoril Jazz termina com outro dueto entre dois nomes do jazz instrumental norte-americano, que já gravaram juntos, entre o trompetista Dave Douglas, 50 anos, e o pianista Uri Cane, 57 anos, ambos conhecedores do público português.

@Lusa