O músico português Nuno Maló, autor de várias bandas sonoras para filmes, foi eleito o compositor revelação do ano nos Estados Unidos, anunciou hoje a Associação Internacional de Críticos de Música para Cinema.
O SAPO Cinema termina hoje uma semana de ronda de debates sobre os Óscares. O convidado desta tarde é o realizador, argumentista e músico de jazz Filipe Melo. Participe, deixando a sua pergunta.
Na madrugada de 27 para 28 de Fevereiro, o SAPO Cinema acompanha em directo a noite dos Óscares através do Facebook. Junte-se a nós e participe na discussão.
Hilary Swank protagoniza um «thriller» ao lado de Jeffrey Dean Morgan e Christopher Lee no filme que marca a abertura da competição oficial do Fantasporto.
Afinal, quem vota no quê para a cerimónia de entrega dos Óscares? E como se decidem os nomeados? Saiba tudo sobre o processo de votação nas várias categorias dos prémios da Academia.
A história verídica de Aron Ralston, o aventureiro que se viu forçado a cortar o próprio braço após tê-lo preso mais de cinco dias a uma rocha, é o papel mais importante da carreira de James Franco. «127 Horas» estreia hoje.
Com centenas de filmes, convidados de luxo, exposições, retrospectivas, «masterclasses», a Monstra - Festival de Animação de Lisboa prepara-se para voltar a animar a capital, com a Holanda como país convidado, entre 21 e 27 de Março.
O SAPO Cinema dedica esta semana a uma ronda de debates sobre os Óscares. A convidada desta tarde é a crítica de cinema e apresentadora do canal Q, Ana Markl. Participe, deixando a sua pergunta.
O SAPO Cinema dedica esta semana a uma ronda de debates sobre os Óscares. O convidado desta tarde é o realizador e divulgador Lauro António, que responde a partir do incontornável Café Vá-Vá. Participe, deixando a sua pergunta.
Só há um Óscar garantido na cerimónia de entrega dos prémios é o de Melhor Longa-Metragem de Animação a «Toy Story 3». Mas, tendo em conta que se trata do maior êxito de crítica e bilheteira do ano, não mereceria também o de Melhor Filme?
Um dos grandes sucessos «indies» do ano, «Blue Valentine» valeu a nomeação ao Óscar de Melhor Actriz a Michelle Williams e o SAPO foi recolher as primeiras opiniões na antestreia em Lisboa.
É a revelação do momento, a jovem de 14 anos nomeada ao Óscar de Melhor Actriz Secundária pelo seu filme de estreia na longa-metragem: «Indomável». O SAPO esteve à conversa com ela, naquela que foi a segunda ronda de entrevistas da sua carreira.
«Nader and Simin - a Separation», do realizador iraniano Asghar Farhadi, conquistou o Urso de Ouro da 61ª edição do Festival de Berlim. Trata-se da primeira vez que uma produção iraniana vence o prémio máximo do certame.
Produzido pela Stopline Filmes de Leonel Vieira e adaptado do célebre romance de Chico Buarque, «Budapeste» é protagonizado por Leonardo Medeiros, que recorda a sua experiência neste projecto, muito elogiado na antestreia em Lisboa.
O elenco de «Cosmopolis», o mais recente projecto de David Cronenberg, protagonizado por Robert Pattinson e co-produzido por Paulo Branco através da Alfama Films, juntou agora ao elenco Paul Giamatti, Juliette Binoche e Mathieu Amalric.
Um ano depois de conquistar a estatueta dourada por «Crazy Heart», Jeff Bridges regressa à corrida aos Óscares com «Indomável», um «western» dos irmãos Coen. O SAPO esteve em Paris à conversa com o actor.
O documentário «José e Pilar» está nomeado para dois galardões: para melhor filme na categoria de cinema dos prémios entregues pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e para melhor documentário nos prémios da Academia Brasileira de Cinema.
A homenagem ao actor Alec Baldwin aconteceu em frente ao restaurante Beso, de Eva Longoria, em Hollywood Boulevard, a apenas sete quarteirões de distância da estrela da sua ex-esposa, Kim Basinger.
Carter Burwell volta a trabalhar com os irmãos Coen no western «Indomável», e apresenta os fundamentos da sua partitura nesta «featurette» sobre o filme.
Na 31ª edição do Fantasporto não vai haver convidados internacionais de renome. A culpa é da falta de dinheiro mas nem por isso a organização considera que o Festival Internacional de Cinema do Porto está menos apelativo.
A banda sonora de «Amália, o Filme», composta por Nuno Maló, é uma das nomeadas para os prémios da Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema, na categoria de Melhor Banda Sonora Original num Filme Dramático.
É a actriz mais experiente entre todas as nomeadas este ano, e aquela que conta com mais nomeações ao Óscar. Aos 58 anos, Annette Bening bate-se pela estatueta pela quarta vez, desta feita com «Os Miúdos Estão Bem».
Jess Gonchor e Nancy Haigh são responsáveis por uma das dez nomeações aos Óscares conquistada por «Indomável», o novo filme dos irmãos Coen: direcção artística.
O filme foi o grande vencedor dos prémios de cinema britânicos BAFTA, considerados uma antecâmara dos Óscares norte-americanos, cuja cerimónia de entrega se realiza a 27 de fevereiro.