L.S.

  • Livraria da Cinemateca reabre portas

    Após cerca de um ano com as portas fechadas, a livraria da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, reabre ao público, numa parceria com a Babel. Para assinalar o evento, será lançado um livro sobre João Bénard da Costa.
  • «O Discurso do Rei»: as opiniões na antestreia

    É o filme com mais nomeações aos Óscares e tem apaixonado o público de todo o mundo, que não tem parado de elogiar a prestação de Colin Firth como Rei George VI. O SAPO foi à antestreia em Lisboa recolher as primeiras opiniões dos portugueses.
  • James Franco

    É um dos anfitriões da noite dos Óscares mas também um dos potenciais vencedores da cerimónia, já que «127 Horas» lhe valeu a primeira nomeação à estatueta de Melhor Actor da sua carreira.
  • Javier Bardem

    É a terceira vez que Javier Bardem é nomeado ao Óscar, que venceu há três anos na categoria de Actor Secundário por «Este País Não é Para Velhos». A nomeação surgiu três depois do nascimento do seu primeiro filho, com Penélope Cruz.
  • Jeff Bridges

    Um ano depois de ter conquistado o Óscar de Melhor Actor por «Crazy Heart», Jeff Bridges volta a ser nomeado ao troféu pelo papel do xerife Rooster Corgburn em «Indomável», uma personagem que já valeu a estatueta dourada a John Wayne.
  • Colin Firth

    Um ano após ter sido batido por Jeff Bridges nos Óscares, Colin Firth prepara-se para a desforra, com a sua interpretação de George VI em «O Discurso do Rei» a colocá-lo à frente em todas as apostas.
  • «Indomável»: A Fotografia

    Roger Deakins, um dos mais notáveis directores de fotografia da actualidade, é nomeado este ano pela nona vez ao Óscar por «Indomável», e apresenta nesta «featurette» o seu trabalho no novo filmes dos irmãos Coen.
  • David O. Russell

    Com «The Fighter - Último Round», o polémico David O. Russell conseguiu um dos êxitos surpresa da temporada, com sete nomeações ao Óscar, e, mais importante que isso, ultrapassar a fama de cineasta intratável que se lhe colara à pele.
  • Joel e Ethan Coen

    Têm o currículo mais relevante entre todos os nomeados nesta categoria e são os únicos nela que já foram oscarizados, por «Fargo» e «Este País Não é para Velhos». As 10 nomeações de «Indomável» colocam-nos outra vez entre os favoritos.
  • Tom Hooper

    Dos cinco nomeados ao Óscar é o que tem menor currículo cinematográfico. Contudo, com a lista de prémios que «O Discurso do Rei» já leva, o cineasta de 38 anos pode vir a ser o vencedor da noite.
  • Darren Aronofsky

    Um dos cineastas mais elogiados da actualidade, capaz de trabalhar em vários registos, Darren Aronofsky é nomeado pela primeira vez ao Óscar por «Cisne Negro», mas tem no currículo obras como «O Wrestler» ou «A Vida Não é um Sonho».