O autor português Filipe Melo venceu o Prémio de Argumento para Banda Desenhada Jorge Magalhães com a novela gráfica "Balada para Sophie", revelou a editora Ala dos Livros.
A Cinemateca Júnior, em Lisboa, apresenta este mês a plataforma digital Cinarts, criada no âmbito de um projeto europeu, com conteúdos educativos para professores e educadores, que relacionam o cinema com outras artes visuais.
O guitarrista Bernardo Couto apresenta, no próximo dia 17, em Lisboa, o seu álbum de estreia, em nome próprio, ao qual se refere como um “compromisso com a tradição fadista lisboeta”, em entrevista à agência Lusa.
A 16.ª edição da Festa da Poesia de Matosinhos vai regressar esta terça-feira, 7 de dezembro, e o fio condutor do certame vai ser a vida e a obra da poeta Ana Luísa Amaral.
Os municípios da Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares recebem no fim de semana os primeiros espetáculos para a infância de uma programação regular que se estende até julho de 2022.
"Quatro Contos Consonantes" é o título de um livro ilustrado que reúne quatro histórias para os mais novos, da escritora canadiana Margaret Atwood, com ilustrações de Sebastião Peixoto, editado este mês pela Ponto de Fuga.
O ator e cantor Will Smith é um explorador improvável das profundezas da Terra, na nova série “Welcome to Earth”, do National Geographic, mostrando como alguém que nunca tinha sequer acampado se aventura em missões de exploração.
O engenheiro de som, DJ e compositor Miguel Azevedo é um dos novos talentos da produção sonora em Los Angeles, com um cargo na empresa de eventos Insomniac, responsável pelo festival Electric Daisy Carnival, e um projeto a solo.
Um apresentador de televisão lusodescendente é um dos homenageados da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP, sigla em inglês) num evento virtual que terá hoje lugar, anunciou a organização.
Cinco textos de cinco autores dramáticos são o ponto de partida para o ciclo de espetáculos Cenas de Teatro, que decorre em diferentes espaços culturais da cidade de Faro, entre dezembro e julho de 2022.
A ministra da Cultura lamentou hoje “profundamente” a morte do músico português Pedro Gonçalves, dos Dead Combo, que recorda como “uma personalidade polifacetada e versátil”, que “primava por uma atitude generosa”, e vivia a música com “intensidade discreta”.
O organizador do Arquipélago de Escritores, Nuno Costa Santos, disse no sábado que o evento literário pretende mostrar os Açores como “museu vivo da Literatura” e como uma “residência” para escritores de todo o mundo.
O Instituto Moreira Salles (IMS) promove, entre 6 de dezembro e 10 de fevereiro de 2022, uma mostra de cinema online, gratuita, que dialoga com a obra da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus.
A ópera “As Guerras de Alecrim e Manjerona”, de António Teixeira e António José da Silva, será apresentada no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, nos próximos dias 10 e 11, anunciou na sexta-feira o CCB.
Os músicos Tozé Brito e José Cid vão editar, em 2022, um álbum conjunto que inclui, entre outras, canções do Quarteto 1111, de que ambos fizeram parte, proibidas pela censura, como “Domingo em bidonville”, “Pigmentação” e “João Nada”.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), disse que os concertos na noite de fim de ano serão cancelados, porque “criaria um grande aglomerado de pessoas”, alertando que anunciará “grandes restrições” nos próximos dias.
O artista norte-americano Lawrence Weiner, uma das figuras centrais da arte conceptual na década de 1960, morreu hoje, em Nova Iorque, anunciou a Galeria Cristina Guerra, em Lisboa, que o representa em Portugal.
O processo para a inscrição das gravações originais de Amália Rodrigues na “Memória do Mundo”, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), já deu entrada nesta agência da ONU, informou hoje o Governo português.
Os produtores e promotores de espetáculos querem esclarecimentos sobre as novas orientações para eventos culturais, por considerarem que levantam dúvidas sobre a obrigatoriedade de realização de testes à COVID-19.
O livro “Eu vou ser”, de André Letria e José Jorge Letria, cresceu e tem agora pictogramas, desenhos em relevo, letras em braille e imagens grandes e coloridas para ser acessível a quem vê mal ou precisa de estímulos para “ler”.
A identidade de género e a orientação sexual são os temas em debate no ciclo "Um Coração Normal", a decorrer no teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, de 14 a 20 de dezembro.
O amor, numa altura em que o discurso do ódio prolifera, é o tema central da programação da Casa da Música, no Porto, para 2022, que terá a britânica Rebecca Saunders como compositora residente, foi hoje anunciado.
O músico José Cid regressa ao ‘rock’ progressivo em “Vozes do Além”, o 25.º álbum de estúdio, a ser editado na sexta-feira, no qual canta poetas como Natália Correia e Sophia de Mello Breyner Andresen.
Ao fim de oito anos presente em Portugal, a empresa Spotify, a mais popular plataforma de streaming de música, reconhece que só agora está a explorar as particularidades do mercado português e a celebrar os artistas locais.