A escritora e jornalista Leonor Xavier morreu no domingo, aos 78 anos, no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, onde estava internada desde novembro, disse à Lusa Guilhermina Gomes, editora e amiga da autora.
O namorado de Sara Carreira, Ivo Lucas, e a fadista Cristina Branco foram acusados de homicídio negligente no caso do acidente que vitimou a cantora, ocorrido há um ano na A1, junto a Santarém.
Obras em azulejo inéditas criadas por mulheres artistas com histórias de vida conhecidas e desconhecidas “do vasto universo da criação em cerâmica portuguesa” nos últimos 70 anos, vão ser reveladas a partir de terça-feira numa exposição em Lisboa.
O m|i|mo – museu da imagem em movimento, em Leiria, recebeu “aproximadamente” 250 mil visitantes e cerca de 200 exposições em 25 anos de portas abertas, disse a autarquia à agência Lusa.
Quando se trata de amar, no palco ou na vida, nunca é uma perda de tempo, é uma das lições de “Romeu e Julieta”, que a companhia Filho do Meio estreia, quarta-feira, no Teatro do Bairro, em Lisboa.
Famílias, grupos de amigos e ‘cosplayers’ unem-se para a celebrar a cultura pop em mais uma edição da Comic Con Portugal, no Parque nas Nações, em Lisboa, depois de um ano de interregno, devido à pandemia da COVID-19.
O vocalista e guitarrista da banda pop rock norte-americana The Monkees Michael Nesmith morreu hoje aos 78 anos de causas naturais, confirmou no Facebook o seu empresário, Andrew Sandoval, dizendo que o artista “mostrou o seu melhor através da voz”.
O Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere (FICA), que inclui música, desporto, cinema, pista de gelo e uma mostra de produtos da terra, começa no sábado e prolonga-se até 1 de janeiro.
A Associação de Artistas Visuais Portugueses (AAVP) manifestou hoje desagrado perante a “perspetiva alarmante” de a Fundação de Serralves e espaços da Fundação EDP como o MAAT, em Lisboa, “partilharem da mesma programação homogénea”.
Obras dos escritores Cecília Ferreira, Miguel Szymanski, José Eduardo Agualusa e Gonçalo M. Tavares vão ser traduzidas e editadas em francês, no âmbito da Temporada França-Portugal 2022, foi hoje anunciado.
O novo diretor da Companhia Nacional de Bailado (CNB), Carlos Prado, quer criar uma programação de espetáculos com a maioria dos bailarinos em palco, mais música ao vivo, e espera também conseguir atrair mecenato para a sua "casa mãe".
Uma nova criação de Olga Roriz pelo centenário de José Saramago e a estreia em Portugal de uma coreografia de Sidi Larbi Cherkaoui vão marcar a nova temporada da Companhia Nacional de Bailado (CNB) de 2022, foi hoje anunciado.
A ópera "Orphée", de Philip Glass, é um dos primeiros espetáculos de 2022 do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, abrindo uma programação trimestral que recordará ainda Gil Vicente e acolherá artistas portugueses emergentes.
O ator norte-americano Jussie Smollett foi considerado culpado na quinta-feira por ter encenado um ataque racista e homofóbico em 2019, em Chicago, do qual teria sido vítima, provocando na altura uma onda de indignação nos EUA.
Uma “comédia dramática” que é também um “drama romântico” é como o encenador João Lourenço define a peça “Começar”, que regressa sexta-feira ao palco do Teatro Aberto, em Lisboa.
A peça “O Silêncio e o Medo”, com texto e encenação de David Geselson, sobre a vida da cantora Nina Simone, regressa ao palco do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), em Lisboa, a partir de 6 de janeiro.
A edição de estreia do festival SoundFlower Fest, que deveria decorrer na sexta-feira e no sábado em Lisboa, foi novamente adiada, devido à pandemia da COVID-19, desta vez “por tempo indeterminado”, anunciou a organização.
O professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) José Maria Pedrosa Cardoso, especialista em música sacra e música histórica portuguesa, morreu aos 79 anos de idade, disse hoje fonte da UC.
O DJ português Magazino (Luís Costa) morreu hoje, em casa, em Lisboa, dois anos após ter sido diagnosticado com uma leucemia, disse à Lusa fonte próxima da família.
O artista português Pedro Neves Marques foi um dos três distinguidos com uma menção especial da 6.ª edição do prémio internacional Future Generation Art, que foi conquistado pelo afegão Aziz Hazara, anunciou hoje a organização.
A atriz francesa Isabelle Huppert sobe hoje ao palco da sala Garrett, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, para protagonizar “O Cerejal”, de Tchékhov, numa encenação de Tiago Rodrigues, ex-diretor artístico deste teatro.
A ópera encenada vai voltar ao palco do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, em março de 2022, com “La Bohème”, de Puccini, com encenação de Emilio Sagi e direção de Domenico Longo, anunciou a instituição.