O documentário “Alcindo”, de Miguel Dores, que parte da história do homicídio de Alcindo Monteiro para falar sobre racismo em Portugal, venceu o grande prémio do festival Caminhos, que termina hoje em Coimbra, foi anunciado.
“Distopia”, de Tiago Afonso, venceu a competição nacional do DocLisboa e chega agora ao Porto/Post/Doc para mostrar as mudanças que a Invicta sofreu ao longo de vários anos, com um processo de gentrificação que expulsou vários grupos.
"Madalena", a primeira longa-metragem do brasileiro Madiano Marcheti, é “um reflexo da sociedade brasileira” que mostra a “passividade” perante o homicídio de uma mulher transexual no Mato Grosso e é apresentada no Porto/Post/Doc.
O clássico "Alice no País das Maravilhas", numa nova criação do coreógrafo cubano Howard Quintero para a Companhia Nacional de Bailado (CNB), vai ter estreia absoluta a 4 de dezembro, no Teatro Camões, em Lisboa, com música ao vivo.
O realizador e produtor executivo Rhys Thomas considera que a nova série “Hawkeye - Gavião Arqueiro”, que se estreia na plataforma Disney+, a 24 de novembro, traz heróis humanos e acessíveis ao universo Marvel.
O Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, de Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE) emitiu um pré-aviso de greve para hoje, dia para o qual está agendada uma manifestação nacional da CGTP, em Lisboa.
O músico sírio Omar Souleyman, cuja libertação estava anunciada para sexta-feira no sudeste da Turquia e posteriormente dada como adiada, acabou por ser libertado durante a noite.
O disco “Vozes Antenas Fragas” é lançado segunda-feira e é o resultado da junção entre a venezuelana Arianna Casellas e o brasileiro Kauê Grindi, radicados no Porto, um encontro que leva a uma viagem musical da urbe à serra.
A candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 vai dispor de 390 mil euros para a atividade de 2022, anunciou a entidade gestora do projeto, a Rede Cultura 2027.
Doze artistas, entre os quais David Fonseca, Surma ou First Breath After Coma, atuam a partir de segunda-feira em 12 escolas do concelho de Leiria, num projeto que quer provar que a música e as artes envolvem múltiplas profissões.
O compositor Eurico Carrapatoso é o vencedor do Prémio de Composição do DSCH – Schostakovich Ensemble, que vai estrear uma nova obra do autor de "Magnificat em Talha Dourada", divulgou hoje a formação dirigida pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro.
O espetáculo “Autópsia”, da coreógrafa Olga Roriz, centrado nos temas da vida e da morte, vai ser apresentado na sexta-feira, dia 19, às 21h30, no grande auditório do Convento de São Francisco, em Coimbra.
O músico cabo-verdiano Djodje, radicado em Portugal, celebra 20 anos de carreira com “Mininu di Oru”, álbum disponibilizado hoje nas plataformas digitais e no qual a pop se mistura com elementos da música tradicional de Cabo Verde.
O teatro como forma de contrariar a lógica pandémica de distanciamento está, há um mês, a mobilizar 33 alunos de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, envolvidos na peça "Titus Andronicus".
O escritor português Gonçalo M. Tavares recebe, no próximo sábado, o Prémio Laure Bataillon 2021, atribuído ao melhor livro traduzido em França, por “Le Quartier” (“O Bairro”), o mais extenso projeto literário do autor.
“Curar o comum” é o lema da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027, hoje enviada para análise do júri internacional, reunindo a proposta da Rede Cultura 2027, composta por 26 municípios nacionais.
Seis projetos audiovisuais, dois dos quais estrangeiros, são finalistas de um concurso internacional de apoio ao desenvolvimento de séries ou minisséries para a RTP e para a SIC, no âmbito do encontro ONSeries Lisboa, foi hoje anunciado.
A Orquestra Jazz de Leiria (OJL) lança a 3 de dezembro o primeiro disco, “Dez”, um CD duplo que reúne 25 temas e 14 participações especiais que resumem dez anos de carreira da formação.
“A história do hip-hop tuga” vai voltar a ser contada em palco, em março na Altice Arena, em Lisboa, por Mestres de Cerimónias (MC), DJ, ‘writers’ e ‘bboys’ que integram aquele movimento em Portugal.
O trabalho de verificação das 'masters' e cópias autênticas da obra fonográfica do músico José Afonso já foi concluído, no âmbito do processo de classificação, revelou hoje à Lusa a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
O coreógrafo Paulo Ribeiro vai retomar a direção da companhia de dança que fundou em nome próprio, cinco anos após ter saído, e o seu “projeto maior” é torná-la “mesmo numa companhia a sério”, disse à agência Lusa.
O Teatro da Rainha estreia, esta quinta-feira, “Pertinho da Torre Eiffel”, de Abel Neves, peça que poderá ser vista nas Caldas da Rainha até ao dia 4 de dezembro.
A ópera "Così fan tutte", de Mozart, adaptada ao palco da Gulbenkian, e a dança da coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker, com música de Bach, pelo violoncelista Jean-Guihen Queyras, destacam-se na programação da temporada anunciada na quarta-feira para 2022.