Uma equipa de investigadores e arqueólogos da Universidade Portucalense (UPT) descobriu cerca de 50 estações de gravuras rupestres de ar livre em Paredes de Coura que remontam ao Neolítico e à Idade de Ferro, foi hoje divulgado.
A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, lamentando a perda de uma das “mais notáveis artistas plásticas” portuguesas.
O grupo italiano de rock The Sun, que faz da música um meio para passar uma mensagem de fé cristã, atua em Fátima, no dia 30 de outubro, no âmbito de uma viagem-peregrinação a Portugal, anunciou hoje a organização.
Uma “comédia dramática” que é também um “drama romântico” é como o encenador João Lourenço define a peça “Começar”, que se estreia na quarta-feira no Teatro Aberto, assinalando a abertura da nova temporada teatral desta sala em Lisboa.
Uma série de seis episódios, que pretende "alargar a consciência" na ciência, investigação e inovação, particularmente em "áreas onde os Açores enfrentam desafios globais", estreia-se quarta-feira na RTP/Açores, para divulgar também o trabalho de investigação científica no arquipélago.
A Casa da Música apresenta, de quinta-feira a domingo, em Espinho diversas iniciativas pensadas para aumentar o acesso da comunidade local à cultura, entre as quais um espetáculo sobre o mercado semanal concebido por crianças, jovens e adultos.
O músico Tiago Bettencourt vai levar para o palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em dezembro, as sessões “Tiago na Toca”, que iniciou em confinamento na rede social Instagram, anunciou hoje a promotora Everything is New.
Teatro, dança, novo circo e ‘clown’ constam das artes patentes na 1.ª edição do festival Solos ibéricos, uma iniciativa do Teatro Ibérico, em Lisboa, a decorrer nos fins de semana entre 30 de outubro e 28 de novembro, foi hoje anunciado.
O humorista brasileiro Gregório Duvivier e o português Ricardo Araújo Pereira agendaram uma nova data no palco do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, no dia 30 de novembro, foi hoje anunciado, depois de esgotarem as duas datas em Lisboa e uma no Porto.
O músico sueco José Gonzalez regressa a Portugal em fevereiro, para dois concertos, no Porto e em Lisboa, de apresentação do novo álbum, “Local Valley”, anunciou hoje a promotora.
O festival ID No Limits, marcado para fevereiro de 2022 em Cascais, vai ter mais um dia, passando a três, e conta com Octavian, Branko, Tristany e Mynda Guevara entre as novas confirmações, anunciou hoje a organização.
O pianista português Vasco Dantas vai representar Portugal no 9.º Festival Europeu de Jovens Solistas que começa esta terça-feira em Caracas, Venezuela e que decorrerá até 23 de outubro, disse à Lusa o embaixador da União Europeia na Venezuela, Rafael Dochao Moreno.
As histórias dos espaços que formam o Museu de Lisboa - Teatro Romano, em Lisboa, e a romaria de Santo António de Mixões da Serra, estão no centro das duas novas exposições que a instituição inaugura a partir de sexta-feira.
O Grande Prémio de Romance e Novela 2020 da Associação Portuguesa de Escritores é entregue hoje ao escritor Valter Hugo Mãe, que o conquistou com o livro “Contra Mim”, publicado no ano passado.
“Modus Operandi” é uma exposição que reúne cerca de 100 obras da coleção do Museu de Serralves, no Porto, desde a década de 1960 aos dias de hoje, e que vai abrir ao público esta terça-feira.
A coleção de arte do Museu do Caramulo foi reforçada com duas obras de Pablo Picasso, que poderão em breve ser vistas pelo público, avançou à agência Lusa o presidente da direção da instituição, Salvador Patrício Gouveia.
A mostra Dias do Cinema Português em Berlim regressa em novembro, depois de um ano de pausa por causa da pandemia de covid-19, com mais sessões distribuídas por todo o mês.
“Modus Operandi” é uma exposição que reúne cerca de 100 obras da coleção do Museu de Serralves, no Porto, desde a década de 1960 aos dias de hoje, e que vai abrir ao público na terça-feira.
O Governo de Macau apelou hoje a crianças e adolescentes para não verem a série televisiva sul-coreana “Squid Game”, “que contém muita violência, sangue, elementos assustadores e valores distorcidos que envolve uma violência horrenda”.
A escritora Dulce Maria Cardoso alertou hoje em Óbidos para a curta distância entre o “politicamente correto” e o “politicamente ridículo”, numa era em que o "policiamento da linguagem" tornou tudo o que se diz ofensivo.
O Festival Materiais Diversos (FMD), que hoje termina com um concerto de Surma em Minde, vai continuar a apostar nos “espaços de reencontro, de pensamento e de conversa em conjunto”, disse à Lusa a diretora, Elisabete Paiva.
A instalação de Bruno Caracol que ocupou o interior da Fábrica da Cultura, em Minde (Alcanena), levou ao Festival Materiais Diversos uma “utopia subterrânea”, numa instalação audiovisual inspirada no conto “Fragmentos de história futura”, de Gabriel Tarde.
Os filmes “Neiti Aika/Lady Time”, de Elina Talvensaari, e “My Dad's Video Diary”, de Debora Bottino, venceram nas categorias de Melhor Longa e Curta-Metragem, respetivamente, a 10.ª edição do Family Film Project, foi hoje anunciado.