Os portugueses Moonspell lançam este mês o 13.º álbum de uma carreira prestes a assinalar três décadas de existência, intitulado “Hermitage”, que o vocalista Fernando Ribeiro disse ser um disco “sem qualquer espécie de amarras” ao passado do grupo.
A venda de livros, que volta a ser permitida em estabelecimentos comerciais já abertos no renovado estado de emergência, é "uma pequena boa notícia" para editores e livreiros, mas é pedida "coragem" política para reabrir livrarias.
O edifício da RTP em Faro e o terreno envolvente onde funciona a delegação do Algarve da televisão e rádio pública no Algarve foram classificados como monumento de interesse municipal, revelou à Lusa ao presidente da Assembleia Municipal.
O mundo da arte mostra resistência à pandemia e para 2021 estão marcadas aberturas de novos museus em Paris, Oslo ou Los Angeles, com exposições de arte contemporânea, cinema, pintura, moda ou arqueologia, segundo um levantamento da agência EFE.
A pandemia voltou a confinar a dança, mas os profissionais não param. Há coreógrafos que estão a criar aulas online para crianças e jovens, bailarinos profissionais em teletrabalho, apresentações virtuais de espetáculos, à espera da "reabertura da vida".
As aulas de kuduro e afro house da dançarina portuguesa de origem angolana Selma Mylene são agora online, uma distância que não afasta os fãs que a seguem por todo o mundo para conseguirem um corpo “ligado à corrente”.
Tamara Alves, Odeith, Ram, Vile, Mar e Smile estão entre os 18 artistas que vão pintar murais nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito da iniciativa de programação cultural em rede Mural 18, foi hoje anunciado.
"Tímido", o mais recente livro ilustrado da autora italiana Simona Ciraolo, sobre timidez e descoberta, é editado este mês em Portugal pela Orfeu Negro.
Os três concertos que o músico inglês Lloyd Cole tinha previstos para abril e maio em Portugal foram adiados para março de 2022, revelou a produtora Uguru.
Os manuscritos originais candidatos ao Prémio Literário Luís Miguel Rocha, com o valor pecuniário de 6.000 euros, podem ser enviados até 1 de outubro próximo, foi hoje anunciado pelos promotores.
A realização de ensaios, durante o estado de emergência, é agora permitida no caso da preparação de espetáculos com estreia prevista até ao final de abril, e não apenas em fevereiro e março, esclareceu hoje a IGAC.
O Presidente da República recordou hoje o “talento” e o “instinto” de Joel Pina, que morreu aos 100 anos e foi guitarra baixo da fadista Amália Rodrigues, dois artistas que marcaram “o século do fado”.
Uma nova associação cultural quer levar a arte até aos grupos “mais fragilizados” e “diferenciados” aonde normalmente não chega, uma ideia antiga que ganhou força com a pandemia e que tem a sua primeira iniciativa no próximo sábado.
A última encenação de Nuno Cardoso para o grupo Ao Cabo Teatro, “Bella Figura”, de Yasmina Reza, vai ser transmitida online pelo Teatro Nacional S. João, a partir de sexta-feira, até 21 de fevereiro, foi hoje anunciado.
O festival literário Correntes D'Escritas, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, vai realizar-se, este ano, em formato reduzido e com a maioria das atividades através da internet, confirmou o vereador da Cultura da autarquia.
O Clube dos Poetas Vivos regressa ao online na próxima terça-feira, com novos autores e um novo tema, numa sessão em direto na rede social Instagram do Teatro Nacional D. Maria II, informou hoje o teatro.
O pintor João Barroca Inácio, de 59 anos, coordenador e ilustrador da Revista de Estética, morreu a 1 de fevereiro, em Lisboa, anunciou hoje a Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA).
O festival Música em Leiria tem tudo pronto para dar início a uma 39.ª edição adaptada à pandemia, mas a organização foi já obrigada a adiar o primeiro espetáculo devido ao estado de emergência, avançou o presidente da instituição.
Quatro agentes culturais açorianos juntaram-se num manifesto pela “criação e manutenção de estruturas profissionais de artes performativas”, que deve passar por uma revisão do Regime Jurídico de Apoio às Atividades Culturais e pela promoção do ensino artístico.
Fantasia e dança dominam o primeiro disco dos pianistas António Luís Silva e Tiago Nunes, um trabalho com que evocam a liberdade e os artistas condicionados nas suas atividades pela pandemia da COVID-19.
O espetáculo online “Amor em Casa”, do cantor David Carreira, angariou entre sábado e hoje mais de 16.500 euros, que reverteram para a União Audiovisual, grupo informal criado em contexto de pandemia para ajudar trabalhadores da Cultura.