A Bienal'21 Fotografia do Porto, que se realizará em maio e junho de 2021, arranca já este mês com o lançamento de um programa ibérico que visa selecionar as duas melhores propostas a realizar sob o mote “Cidades na Cidade”.
“O mapeador de ausências”, novo romance do escritor moçambicano Mia Couto, começou por ser uma homenagem à cidade da Beira, mas acabou por se tornar uma viagem ao passado do autor e às “ausências” que o marcaram para sempre.
A Câmara de Lisboa vai apoiar a fundo perdido, no valor total de dois milhões de euros, empresas e empresários em nome individual do setor da Cultura que tenham tido um volume de negócios até 500 mil euros em 2019.
A longa-metragem "Nós, Os Ursos: O Filme", que se estreia em Portugal na sexta-feira, no Cartoon Network, é a conclusão de uma história que incentiva a empatia e a aceitação das diferenças nas crianças, disse à Lusa o criador Daniel Chong.
O coreógrafo Tiago Cadete vai evocar e renovar as ideias da exposição do Mundo Português, realizada em 1940, na visita-guiada performática "Cicerone", que estreia no sábado, nos jardins de Belém, em Lisboa, no âmbito do Festival Temps d´Images.
A comédia “Casal Aberto”, de Dario Fo e Franca Rame, prevista para o próximo fim de semana, no Teatro Municipal Joaquim Benite (Almada), foi adiada para 18 e 19 deste mês, disse à Lusa o encenador da peça.
O universo do escritor português José Saramago serviu de inspiração aos bailarinos e coreógrafos São Castro e António M Cabrita na criação do espetáculo de dança “Sinais de Pausa”, que se estreia sexta-feira, no Teatro Viriato, em Viseu.
A coleção "Livrinhos de Teatro", criada pela Cotovia em parceria com os Artistas Unidos, vai passar a ser editada por uma nova pequena editora a partir de janeiro, mas o sonho de publicar Brecht e Beckett completos ficou suspenso.
A sociedade veloz, que mutiplica a informação, falsa ou errada, e reduz as pessoas a um número, sustenta a ação da peça “Maria, a Mãe”, que se estreia na quinta-feira no Teatro da Trindade, em Lisboa.
Os escritores Manuel Alegre e Maria Teresa Horta vão, no próximo ano, ser homenageados no quarto Festival Literário Internacional do Interior (FLII) - Palavras de Fogo, cujo programa será subordinado ao tema "Literatura, cidadania e liberdade".
A entrada da RTP África e do canal do Conhecimento na TDT, anunciada na segunda-feira pelo Governo, "são desafios novos e estimulantes do ponto de vista conceptual para a RTP", disse na terça-feira à Lusa o presidente da empresa.
O horário de abertura dos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais, aos fins de semana, passa a ser entre as 10h00 e as 13h00, sendo as entradas gratuitas, anunciou na terça-feira a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
O livro de estreia da inglesa Abbie Greaves, "O Silêncio Entre Nós", numa tradução de Ana Maria Pinto da Silva, é publicado em Portugal no próximo dia 17, anunciou hoje a Planeta Editora.
A segunda fase do 46.º Festival Estoril Lisboa abre na próxima sexta-feira, às 21h00, na Sé de Lisboa, com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direção do maestro Nikolay Lalov, e com os organistas João Vaz e António Esteireiro.
A digressão da cantora brasileira Adriana Calcanhotto em Portugal, inicialmente prevista para maio e junho e adiada devido à pandemia da COVID-19, foi reagendada para este mês, anunciou hoje a promotora dos espetáculos.
O secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media considerou hoje que o financiamento da RTP "é estável", salientando que a empresa pública "não tem nenhum problema de subfinanciamento imediato".
A Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) de 2021, ajustada às circunstâncias da atual pandemia, é assumida como “teste coletivo à essência do ser humano”, disse hoje o vice-reitor para a Cultura.
O artista Cruzeiro Seixas vai estar representado no próximo ano em exposições em Nova Iorque e em Paris, mas morreu antes de poder ver as obras expostas, isolado pela pandemia, lamentou hoje a diretora da Fundação Cupertino de Miranda.
A plataforma cívica Convergência pela Cultura apresentou hoje um manifesto com medidas extraordinárias para uma “resposta imediata” aos problemas que o setor enfrenta, agravados pela pandemia da COVID-19.
"A Confissão de Lúcio”, conto de Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), concluído dois anos antes da sua morte, é ponto de partida do espetáculo concebido e encenado por André Murraças, a estrear no próximo dia 12, em Lisboa.
O livro ilustrado “O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo”, do autor britânico Charlie Mackesy, descrito como uma fábula filosófica, que se tornou num sucesso internacional, é editado este mês em Portugal.
A Câmara de Beja iniciou na passada sexta-feira uma programação cultural dedicada ao fado e ao cante alentejano como patrimónios da humanidade, que inclui quatro espetáculos, uma exposição, uma tertúlia e uma sessão literária.