O ator Carlos Miguel, nome da comédia e do teatro de revista, conhecido como O Fininho, do antigo concurso "1, 2, 3" da RTP, morreu hoje, em Santarém, aos 77 anos, disse à agência Lusa fonte familiar.
Eneida Tavares e João Xará juntam-se aos mais de 20 artistas já anunciados para a 10.ª edição do festival de artes Walk&Talk, que acontece entre 15 e 24 de julho, em São Miguel, anunciou hoje a organização.
Movimento, palavra e som, num ambiente ilusório, misturam-se na nova criação de Inês Campos, “Artificĭu”, que se estreia na sexta-feira, no Teatro do Bairro Alto (TBA), em Lisboa.
A plataforma portuguesa de produção musical Musiversal anunciou hoje que pretende contratar cem músicos de estúdio, produtores e engenheiros e tornar-se um dos principais empregadores destes profissionais em Portugal.
O saxofonista alemão Peter Brötzmann abrirá este ano o festival Jazz em Agosto, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, numa edição que troca o anfiteatro ao ar livre por dois auditórios dentro de portas, foi hoje anunciado.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou na terça-feira que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado.
Um “drama moderno" é como o encenador João de Brito classifica a peça “Uma Casa de Bonecas”, concluída por Henrik Ibsen há mais de 140 anos, que se estreia na quinta-feira no Teatro da Trindade, em Lisboa.
A exposição "Tudo o que eu quero", com cerca de 240 obras de 40 artistas portuguesas, criada para contrariar a invisibilidade feminina na História da Arte, ficará disponível a partir de hoje, online, na plataforma Google Arts & Culture.
A festa do Avante convidou doze artistas, com carreiras ligadas a Portugal, a convidarem outros a atuarem com eles, juntando “duetos improváveis” como Tim, dos Xutos, e Teresa Salgueiro, ex-vocalista dos Madredeus, foi hoje anunciado.
Cinco conferências sobre José Saramago, comissariadas pelo escritor argentino Alberto Manguel, destacam-se no programa das comemorações do centenário de nascimento de José Saramago, que se assinala a 16 de novembro de 2022, anunciou hoje a Fundação Saramago, em Lisboa.
A primeira edição do festival Jardins do Marquês Oeiras, marcada para 2020 e adiada para este ano, vai acontecer em julho com mais artistas portugueses no cartaz, foi hoje anunciado.
A exposição “Francis Smith. Em Busca do Tempo Perdido”, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, abre ao público na quinta-feira, congregando o modernismo do pintor com a contemporaneidade de Ernesto de Sousa, até final do verão.
“A outra metade”, de Brit Bennet, um romance recebido com entusiasmo pela crítica literária internacional, sobre uma família de uma comunidade negra norte-americana e a luta de uma gémea para passar por branca, chega às livrarias portuguesas no dia 15.
Fernando Daniel, Carminho, Dino D’Santiago e os Xutos & Pontapés estão entre os artistas e bandas que atuam em julho no novo festival Música no Parque, em Cascais, “dedicado exclusivamente à música portuguesa”, anunciou hoje a organização.
A exposição “As 7 Mulheres do Minho”, que celebra os 175 anos da Revolta da Maria Fonte, foi inaugurada hoje, no Centro Interpretativo Maria da Fonte, da Póvoa de Lanhoso, abrindo um ciclo da galeria, dedicado a artistas mulheres.
A investigadora portuguesa Leonor Riscado, especializada em literatura para a infância e juventude, morreu na sexta-feira aos 61 anos, revelou hoje o Plano Nacional de Leitura (PNL).
O festival Tremor regressa a São Miguel, de 07 a 11 de setembro, com um cartaz que inclui nomes como Angélica Salvi, Clã, Lena D’Água, Conferência Inferno, Ko Shin Moon e MadMadMad.
A primeira obra escrita direta e integralmente em língua cabo-verdiana pelo poeta José Luiz Tavares será editada no verão, anunciou o escritor, que está a preparar para 2022 o lançamento do seu "textamento" poético.
O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, acolhe em outubro um espetáculo que junta as quatro vertentes da cultura 'hip-hop' ('rap', 'graffiti', 'breakdance' e 'djing') e inclui atuações de Mundo Segundo & Sam The Kid e Kappa Jotta.
O festival Porto Blues Fest vai regressar em julho à concha acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, com uma “forte aposta em bandas portuguesas”, bem como na vertente pedagógica, revelou hoje a organização.
O Arquiteturas Film Festival, que decorre no Cinema São Jorge, em Lisboa, encerra hoje a oitava edição, que é dedicada a Angola, com o anúncio dos vencedores e a projeção de "Mulheres", de Allen Mamona.
O Instituto Camões e a Fundação Gulbenkian vão apoiar o desenvolvimento de quatro polos de criação artística contemporânea nas áreas das artes cénicas e ou música nos PALOP e Timor-Leste, anunciou o instituto da Cooperação e da Língua.
A pintura piloto foi pintada em Santo Antão, em 2018, e desde então o artista plástico Joaquim Semedo não mais parou, estando sempre em "Viagens nas Tintas" para homenagear artistas e colorir murais nas ruas de Cabo Verde.
O filme de Bruno Miguel Resende, "Coronantine", sobre a quarentena no Porto, registado durante a Páscoa de 2020, venceu o “prémio de excelência” no Beyond the Curve Internacional Film Festival, em Paris, na categoria de "Quarantine Stories", disse hoje o realizador.