A Orquestra de Jazz de Matosinhos vai homenagear Ornette Coleman, com os saxofonistas Perico Sambeat e Ricardo Toscano, na Casa da Música, este sábado, no concerto “Ornette, What Is This?”.
O Parque dos Poetas, em Oeiras, recebe hoje a Noite da Literatura Europeia, uma maratona de leituras encenadas de obras de 15 autores contemporâneos, para assistir ao fim da tarde e pela noite dentro, sempre ao ar livre.
Peças inéditas em cortiça e mármore portugueses convivem com outras, icónicas, quase todas marcadas pelo forte ativismo pelos direitos humanos, na maior exposição de sempre realizada pelo artista chinês Ai Weiwei, que inaugura na sexta-feira, em Lisboa.
O concerto de despedida do grupo português Buraka Som Sistema, no verão de 2016 em Lisboa, vai ser editado em álbum a 2 de julho, anunciou hoje a promotora da banda.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, defendeu hoje ser urgente acabar com a “selva laboral” e a precariedade na cultura, criticando o Governo por não ter retirado “a lição devida” do que aconteceu na pandemia aos trabalhadores deste setor.
A livraria Lello, no Porto, inaugurou hoje um projeto “inédito” com a revista Time, que destaca autores laureados pela academia sueca que foram capa da revista norte-americana, e uma sala dedicada ao único Nobel da Literatura em língua portuguesa.
Cinco concertos no Castelo de Leiria e na Villa Portela compõem o programa da segunda edição de Criajazz, festival que oferece uma combinação de novo jazz e valores firmados a Leiria entre 13 de junho e 15 de agosto, anunciou segunda-feira a organização.
O festival PARApeito, criado em contexto de pandemia, leva espetáculos ao domicílio de pessoas em contexto de isolamento físico ou social, mas também a escolas, aproximando a Cultura do indivíduo e criando condições para os artistas poderem trabalhar.
O concelho de Famalicão acolhe, a partir de terça-feira, a 4.ª edição do “Porquê? – Teatro para a Infância e Juventude”, que até domingo vai andar de palco em palco, em diferentes freguesias, foi hoje anunciado.
O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, vai, a partir de terça-feira, voltar a encerrar várias salas da exposição permanente por falta de vigilantes, numa situação que se poderá arrastar até setembro, anunciou hoje a instituição.
Coimbra vai acolher a sétima edição de Portugal Slam - Festival de Poesia e Performance, entre 03 e 05 de junho, numa programação que conta oficinas, performances e batalhas de poesia falada, foi anunciado.
O Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines, em julho naquela cidade, foi adiado para 2022, porque "a situação epidemiológica ainda não está suficientemente estabilizada", anunciou hoje a câmara local.
Festival A Porta está de regresso a Leiria entre 2 e 18 de julho e a organização anunciou hoje os primeiros nomes do programa, entre os quais se encontram a harpista Angélica Salvi e os Sensible Soccers.
Ponta Delgada apresentou hoje oficialmente a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, um projeto que “leva um arquipélago inteiro”, sob o mote “a nossa natureza é humana”, a um desenvolvimento alicerçado na cultura.
A nona edição do Azores Fringe Festival arranca terça-feira com eventos ao vivo e ‘online’, com "mais de 200 participantes das nove ilhas dos Açores", num programa que inclui "cultura artística de, e para, todas as gerações".
A cidade de Lisboa é "a grande inspiração" do álbum "Ruas e Memórias", o segundo disco do fadista Marco Oliveira, que chega sexta-feira ao mercado nacional.
Quatro galerias portuguesas participam a partir de hoje na Drawing Room Madrid, feira de arte contemporânea que decorre em formato online e presencial, e onde o artista plástico Cruzeiro Seixas será homenageado com uma exposição de desenhos e poesia.
JP Simões, Dulce Pontes e Benjamin são alguns dos nomes que constam do programa da quarta edição do festival Artes à Vila, que decorre no Mosteiro da Batalha, no distrito de Leiria, a 25 e 26 de junho.
O escritor Bruno Vieira Amaral venceu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, com a obra "Uma ida ao Motel e outras histórias", anunciou hoje a direção da Associação Portuguesa de Escritores (APE).
O espetáculo “Espero por ti no Politeama”, de Filipe La Féria, uma sátira a Portugal, estreia-se na quinta-feira, marcando a reabertura daquele teatro de Lisboa depois de um ano encerrado, com o encenador a prometer “duas horas de alegria”.
Uma residência artística de dois músicos na Ilha da Culatra, em Faro, permitiu a recolha de sons que vão ser agora trabalhados e servir de inspiração para a gravação de um disco e a criação de um espetáculo.