O 42º Festival Internacional de Cinema do Porto FANTASPORTO decorrerá de 1 a 10 de Abril e regressa ao Teatro Rivoli.
Dos 55 filmes em competição e dois fora de competição, todos eles filmes inéditos e em antestreia absoluta em Portugal, quase 50‰ (21 filmes) são antestreias mundiais e cinco antestreias europeias, provenientes de 28 países.
Da programação anunciada, destaque para o cinema fantástico produzido a Oriente, nomeadamente no Japão e Coreia do Sul, escolhido para a competição internacional: “The Mole Song” (Japão), de Takashi Miike, “Annular Eclipse” (China), de Zhang Chi, e “2049: Hedgehog Effect” (Taiwan) , de Chien-Ching Chu, estão entre os filmes escolhidos.
A eles juntam-se títulos como "El Cadáver Insepulto” (Argentina), de Alejandro Cohen Arazi, “Duyster” (Bélgica), de Thomas Vanbrabant e Jordi Ostir, e “The House” (Alemanha), de Rick Ostermann.
Da produção portuguesa, estreará a longa-metragem “Amelinda”, de Miguel Gomes, assim como curtas-metragens como “Fruta tocada”, de Pedro Senna Nunes, “Misericórdia”, Gonçalo Loureiro, “Dilúvio”, de Eduardo Cruz, e “Meu Castelo, Minha Casa”, de José Mira.
Na secção de clássicos, o Fantasporto mostrará “A Praga”, filme de 1980 do realizador brasileiro José Mojica Marins, numa versão restaurada.
Haverá ainda a oportunidade de ver ou rever no grande ecrã filmes a pretexto das comemorações de aniversários: os 80 anos de “Casablanca”; os 70 anos de “Serenata à Chuva”, de Gene Kelly e Stanley Donnen; os 50 anos de “THX1138”, de George Lucas"; os 40 anos de “Blade Runner”, de Ridley Scott.
Mais informações sobre a programação no site oficial
Passatempo
O SAPO Mag têm para oferecer 10 bilhetes duplos para usar numa sessão à escolha no Grande Auditório do Rivoli (Sala Manoel de Oliveira) entre 1 e 10 de abril (*).
Basta responder a uma pergunta.
(*) ATENÇÃO: De acordo com a legislação em vigor, para ter acesso à sala de cinema é obrigatória a utilização de máscara.