O 42º Festival Internacional de Cinema do Porto FANTASPORTO decorrerá de 1 a 10 de Abril e regressa ao Teatro Rivoli.

Dos 55 filmes em competição e dois fora de competição, todos eles filmes inéditos e em antestreia absoluta em Portugal, quase 50‰ (21 filmes) são antestreias mundiais e cinco antestreias europeias, provenientes de 28 países.

Da programação anunciada, destaque para o cinema fantástico produzido a Oriente, nomeadamente no Japão e Coreia do Sul, escolhido para a competição internacional: “The Mole Song” (Japão), de Takashi Miike, “Annular Eclipse” (China), de Zhang Chi, e “2049: Hedgehog Effect” (Taiwan) , de Chien-Ching Chu, estão entre os filmes escolhidos.

A eles juntam-se títulos como "El Cadáver Insepulto” (Argentina), de Alejandro Cohen Arazi, “Duyster” (Bélgica), de Thomas Vanbrabant e Jordi Ostir, e “The House” (Alemanha), de Rick Ostermann.

Da produção portuguesa, estreará a longa-metragem “Amelinda”, de Miguel Gomes, assim como curtas-metragens como “Fruta tocada”, de Pedro Senna Nunes, “Misericórdia”, Gonçalo Loureiro, “Dilúvio”, de Eduardo Cruz, e “Meu Castelo, Minha Casa”, de José Mira.

Na secção de clássicos, o Fantasporto mostrará “A Praga”, filme de 1980 do realizador brasileiro José Mojica Marins, numa versão restaurada.

Haverá ainda a oportunidade de ver ou rever no grande ecrã filmes a pretexto das comemorações de aniversários: os 80 anos de “Casablanca”; os 70 anos de “Serenata à Chuva”, de Gene Kelly e Stanley Donnen; os 50 anos de “THX1138”, de George Lucas"; os 40 anos de “Blade Runner”, de Ridley Scott.

Mais informações sobre a programação no site oficial


Passatempo

O SAPO Mag têm para oferecer 10 bilhetes duplos para usar numa sessão à escolha no Grande Auditório do Rivoli (Sala Manoel de Oliveira) entre 1 e 10 de abril (*).

Basta responder a uma pergunta.

(*) ATENÇÃO: De acordo com a legislação em vigor, para ter acesso à sala de cinema é obrigatória a utilização de máscara.


ATENÇÃO

O passatempo termina às 14h00 de 30 de março. Os resultados são divulgados até às 16h57.
Os premiados deverão apresentar-se com o seu CC ou outro documento identificativo (não serão aceites fotocópias) para levantar os bilhetes bónus no secretariado do Fantasporto (Rivoli) nos seguintes dias e horários:
- diariamente de XX de março a XX de abril, das 15.30 às 18.30 (não é preciso levantar só no próprio dia da sessão a que quer assistir, mas o horário tem de ser cumprido);
Esses bilhetes (bónus) terão de serem trocados na bilheteira por bilhete(s) normais (para a sessão que for escolhida, limitado ao número de lugares disponíveis).
A participação nos passatempos de antestreias pressupõe a disponibilidade para assistir às sessões, pelo que, exceto em casos de força maior que deverão ser atempadamente comunicados através do email sapomag@passatempos.sapo.pt (identificado pelo nome e passatempo, incluindo a cidade), contamos com a presença de todos os premiados.
Não são aceites trocas de vencedores, sendo que em caso de não possibilidade de comparência será sorteado um novo vencedor.
Concorra apenas se tem a certeza que pode estar presente.
Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não procederem desta forma.

NORMAS DE SEGURANÇA DAS ANTESTREIAS/SESSÕES

* Para a segurança de todos, o uso de máscara é obrigatório. No dia das sessões, chegue com antecedência. Mantenha o distanciamento social necessário. Seguimos juntos nesta experiência. Bom filme!

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.