Aureliano Buendía observa, impassível, o pelotão de fuzilamento.

A primeira cena da obra-prima "Cem Anos de Solidão" ganha vida num teaser trailer da adaptação da Netflix, que coincide com o décimo aniversário da morte do seu autor, o Prémio Nobel Gabriel García Márquez.

"Na mítica cidade de Macondo, a família Buendía enfrenta o amor impossível, o seu passado e uma maldição que os condena. A série 'Cem Anos de Solidão', baseada na obra fundamental de Gabriel García Márquez, chegará este ano à Netflix", informou a plataforma de streaming na rede social X, na mensagem que acompanha o teaser, mas sem dar datas.

A adaptação para o pequeno ecrã foi anunciada em 2019, mas apenas hoje foram divulgadas as primeiras imagens, coincidindo com dia em que o escritor colombiano morreu na sua residência no México em 2014.

"Nesta primeira antecipação, a voz de Aureliano Babilonia decifrando o mítico diário de Melquiades leva-nos a Macondo, com a imagem do coronel Aureliano Buendía perante o pelotão de fuzilamento, onde se lembraria daquela tarde distante em que o seu pai o levou para conhecer o gelo", explica a Netflix em comunicado.

VEJA O TRAILER LEGENDADO.

Publicado a 30 de maio de 1967, "Cem Anos de Solidão" relata, em 20 capítulos, a história de Macondo e da família Buendía ao longo de sete gerações, misturando fantasia e realidade.

No início, foram publicados oito mil exemplares, que se transformaram em mais de 50 milhões e traduções para 46 idiomas.

García Márquez, nascido em 1927 no município de Aracataca e que começou a sua carreira como jornalista em Cartagena, é o ícone do realismo mágico latino-americano, corrente que sacudiu, no século XX, a literatura em castelhano.

O Nobel colombiano sempre se opôs a que sua obra fosse adaptada para o ecrã porque não concebia como o livro podia ser condensado para o formato televisivo ou cinematográfico.

Com 16 episódios, a série tem o aval da família do autor e será dirigida pela colombiana Laura Mora, vencedora da Concha de Ouro do Festival de Cinema de San Sebastián, em 2022, e pelo argentino Alex García López.

No elenco estão Claudio Cataño (Aureliano Buendía), Jerónimo Barón (Aureliano Buendía em criança), Marco González (Jose Arcadio Buendía), Leonardo Soto (filhode José Arcadio), Susana Morales (Úrsula Iguarán), Ella Becerra (Petronila), Carlos Suaréz (Aureliano Iguarán), Moreno Borja (Melquiades) e Santiago Vásquez (Aureliano Buendía na adolescência).

"Cem Anos de Solidão representa um dos projetos audiovisuais mais ambiciosos da história da América Latina, realizado pelos melhores artistas e técnicos da Colômbia e de outros países, totalmente filmado em castelhano e na Colômbia, e com o apoio da família de Gabriel García Márquez", informou a Netflix no comunicado.