Com o regresso à normalidade possível, o SAPO Mag continua a desafiar várias caras conhecidas a fazer uma lista de filmes, séries, discos ou livros para ocupar os tempos livres. Esta semana, foi Saul Davies a aceitar o desafio.

O artista é um dos membros dos James, banda britânica com uma forte ligação a Portugal. Através da música, Saul Davies também criou uma ligação com o nosso país, em especial com o Porto.

Nas suas escolhas, a música e o mundo futebol são alguns dos destaques. E, pensando já na era pós-pandemia, o músico deixa ainda uma sugestão extra, em forma de convite: "Num mundo pós-COVID, a North Coast 500 é uma das melhores rotas do mundo... mas, se tiverem de ficar por Portugal, visitem o interior. Visitem Castelo Branco e a Beira Baixa, onde há ar puro, belos rios, boa comida, poucas pessoas, mas ainda assim uma recepção calorosa".

AS ESCOLHAS DE SAUL DAVIES

Slowdive (Live on KEXP)

Slowdive (Live on KEXP)

Saul Davies: "Esta atuação em rádio dos Slowdive é mágica. Depois de tantos anos longe dos olhos do público, a banda voltou com sons belos e majestosos".

Onde: A atuação da banda rock britânica, gravada em outubro de 2017, está disponível no Youtube - veja aqui.

The War on Drugs - Under the Pressure

The War on Drugs

Saul Davies: "The War on Drugs: a melhor banda dos últimos 10 anos, a tocar a sua segunda melhor canção".

Onde: A atuação da banda The War on Drugs no festival VPRO pode ser vista no Youtube. O ponto alto do concerto, para Saul Davies, também está disponível na plataforma - veja aqui.

Pink Floyd - "Echoes" (Pompeii)

Saul Davies: "Os Pink Floyd, a maior banda da história... a fazer história que ofusca tudo o que os artistas de música contemporâneos fazem... genial, hardcore, majestoso, vibrante".

Onde: A atuação dos Pink Floyd em Pompeii, em outubro de 1971, está disponível online - veja aqui.

2001: Odisseia no Espaço

2001: Odisseia no Espaço (1968)

Saul Davies: "O melhor momento de Kubrick com o argumento de Arthur C. Clarke. No céu da Ficção Científica! E no Inferno..."

Onde: O filme de ficção científica de 1968 está disponível em DVD e Blu-Ray. "2001: Odisseia no Espaço" é um dos mais incontornáveis filmes de ficção científica, revolucionário na sua época e que é ainda hoje considerado um dos mais influentes filmes da história.

ELECTRIC - A VIRTUAL REALITY EXHIBITION (Serralves)

ELECTRIC - A VIRTUAL REALITY EXHIBITION (Serralves)

Saul Davies: "Uma exposição de arte em VR que explora todas as possibilidades da realidade virtual. Um dia, talvez, devido à necessidade de reduzirmos as nossas viagens devido à pandemia da COVID-19 ou porque os governos passem a levar a sério a questão das emissões de carbono, visitaremos virtualmente as Pirâmides egípcias, Stonehenge, a Torre Eiffel... acompanhado por cheiro, sabor e toque. O futuro é agora".

Onde: "Electric" é uma exposição de realidade virtual, comissariada por Daniel Birnbaum e organizada pela Acute Art, e pode ser vista em Serralves, no Porto. Pode consultar todas as informações no site da Fundação.

Wrong Way Up - Brian Eno & John Cale

Wrong Way Up - Brian Eno & John Cale

Saul Davies: "Um dos meus discos preferidos, que junta Brian Eno e John Cale, e que nos dá muita esperança e luz. Magnífica".

Onde: O álbum lançado em 1990 está disponível em todos os serviços de streaming de música online (ouvir no Spotify). "Wrong Way Up" conta com 10 temas.

Glasgow 1967: The Lisbon Lions

Glasgow 1967: The Lisbon Lions

Saul Davies: "Este documentário é, de certa forma, o melhor sobre futebol que já vi. É sobre Glasgow, a Escócia, a pobreza e Portugal... sobre os 'Leões de Lisboa'. Se quiserem saber porque é que os fãs de futebol adoram este jogo, é ver..."

Onde: The Lisbon Lions  ("Os Leões de Lisboa") foi o nome dado à equipa do Celtic de Glasgow que conquistou a a Liga dos Campeões no Estádio Nacional do Jamor, em Lisboa, em 1967, derrotando a equipa do Inter de Milão. O documentário centrado na odisseia da equipa pode ser visto no Youtube - ver aqui.

Jan Blomqvist (live) - Burning Man 2019

Jan Blomqvist

Saul Davies: "Burning Man está repleto de idiotas privilegiados, mas o que sai deste palco é magia pura. Jan Blomqvist a fazer algo bonito e sereno. Perfeito para uma véspera de verão..."

Onde: A atuação de Jan Blomqvist na edição de 2019 do festival Burning Man pode ser vista online e gratuitamente, no Youtube - veja aqui o vídeo.

A Boca Pobre

Flann O'Brien

Saul Davies: "'A Boca Pobre', livro de Flann O'Brien, é engraçado e desesperado. É um conto louco que pode fazer rir ou chorar em público".

Onde: O livro de Flann O'Brien -  um dos muitos pseudónimos de Brian O’Nolan - está à venda online nas principais lojas.

Reportagem: Manchester United 1-1 FC Porto 

Reportagem: Manchester United 1-1 FC Porto

Saul Davies: "Só para lembrar porque é que José [Mourinho] passou de homem... para o 'The Boss'. Adoro ver isto - este vídeo tem todo o drama e a paixão que o futebol nos dá".

Onde: A reportagem do jogo entre o Manchester United e FC Porto pode ser vista no Youtube - veja aqui.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.