
A residência oficial do primeiro-ministro estará aberta aos cidadãos entre as 14h30 e as 18h00 de segunda-feira e a entrada para o conjunto de eventos é gratuita.
No ano passado, por causa da pandemia da COVID-19, os jardins do Palacete de São Bento estiveram abertos ao público, mas com restrições de ordem sanitária.
Em 2021, o primeiro-ministro, António Costa, atribuiu a medalha de mérito cultural a Sérgio Godinho, inaugurou uma escultura de Fernanda Fragateiro e o programa cultural das comemorações teve transmissão online.
Neste ano, segundo o gabinete do primeiro-ministro, o 48º aniversário do 25 de Abril será celebrado no Palacete de São Bento com um programa cultural “para públicos de todas as idades e gerações, contando com uma dezena de espetáculos e atividades a decorrer nos vários espaços dos jardins.
Espetáculos e atividades que vão desde a música à dança, passando pelas artes visuais e workshops, destacando-se neste programa, no que respeita à música, as atuações de Dino d’Santiago e da Orquestra Sem Fronteiras.
As atividades começam pelas 14h30 com os Pauliteiros de Miranda e o grupo de percussão Bardoada.
Para as 15h00, está previsto o começo da atuação da Orquestra Sem Fronteiras e a aberta de um espetáculo infantil, intitulado “As árvores não têm pernas para andar”, de Joana Gama. Também às 15:00, haverá um workshop de produção de cartazes e postais em tipografia pela Oficina do Cego.
De acordo com uma nota do gabinete do primeiro-ministro, “graças a uma colaboração com o Arquivo Ephemera, os jardins da residência oficial irão mostrar uma exposição de cartazes do 25 de Abril”.
“Prestando homenagem às oficinas clandestinas de impressão e ao seu papel na resistência à ditadura, a Oficina do Cego – Associação de Artes Gráficas irá proporcionar workshops de impressão de postais tipográficos e de cartazes”, acrescenta-se.
Para as 16:00, está previsto o início do espetáculo musical “Mais Alto!”, que integra o plano de comemorações oficiais da Comissão dos 50 anos do 25 de Abril.
“Recorrendo ao poder da música e da palavra, este espetáculo pretende sensibilizar crianças e jovens para a ideia e para a prática da democracia”, refere-se na mesma nota.
Ainda neste período da tarde, haverá um espaço de leituras, denominado “Novas Cartas Portuguesas”.
O último evento do dia de comemorações na residência oficial do primeiro-ministro acontecerá às 17h30, com o início do espetáculo de Dino d’Santiago.
Comentários