O Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, acolhe em fevereiro o espetáculo “Tempos e Modos da Cítira Portuguesa”, do compositor e multi-instrumentista Pedro Carldeira Cabral, no âmbito do Festival criaSons, foi hoje anunciado.
"José Saramago: A Escrita Infinita" é o título do volume de ensaios, a publicar pela Tinta-da-China, a 17 de fevereiro, que celebra a obra do escritor, através de textos de mais de 20 autores, anunciou hoje a editora.
No novo álbum, “Os Fados Que Eu Fiz”, hoje editado, Fernando Tordo canta fados que criou para intérpretes como Carlos do Carmo e Mariza, mas também originais, que interpreta em dueto com Cuca Roseta e Paulo de Carvalho.
No novo episódio de Untold Stories, os portugueses HMB contam-nos as histórias mais mirabolantes vividas com o Rock in Rio, desde o infeliz "batismo de voo" que presenciaram no hotel no Brasil até às descobertas dos medos mais estranhos da banda. Veja o vídeo.
A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou hoje que adquiriu as pinturas "O Anjo", de 1998, e "O Banho Turco", de 1960, de Paula Rego, para a coleção do Centro de Arte Moderna (CAM), em Lisboa.
O ultimato de Neil Young ao Spotify, para que a plataforma escolhesse entre a sua música e o famoso e controverso podcaster Joe Rogan, tornou-se um ponto crítico no debate sobre desinformação digital e a responsabilidade corporativa de a moderar.
Para celebrar o reencontro o Rock in Rio lança, pela primeira vez, um passe combinado que "permite viver o melhor da música e do entretenimento nos dois lados do Atlântico - o Rock in Rio Global Experience".
O centenário do nascimento do antifascista Palma Inácio, no sábado, será marcado pelo lançamento de mais um livro do historiador Luís Vaz, que tem documentado a ação do líder da LUAR, desta vez sobre o confisco de armas em Évora.
A exposição "In Conflict", que representou Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2021, revisitando uma seleção de processos da arquitetura portuguesa pós-25 de Abril, é inaugurada em 4 de fevereiro, no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa.
O artista português Pedro Cabrita Reis vai apresentar, no âmbito da Bienal de Veneza, a obra “Field”, especialmente concebida para a Igreja di San Fatin, que estará aberta ao público a partir de 23 de abril.
A exposição "No sonho do homem que sonhava, o sonhado acordou", que reflete sobre as contradições da Humanidade repensando conceitos como o símbolo e as narrativas, é inaugurada hoje no Museu nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa.
Várias entidades artísticas, singulares e coletivas, queixam-se de atrasos que chegam a atingir três meses nos pagamentos do programa Garantir Cultura, mas o Governo fala em situações “meramente pontuais e de muito curto prazo”.
A reposição da tragédia “Hipólito”, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, foi adiada para 4 de fevereiro devido a doença de um dos intérpretes, anunciou hoje a Companhia de Teatro de Almada (CTA).
A companhia teatral A Escola da Noite e o Centro Dramático de Évora (Cendrev) cancelaram as três sessões da peça “Floresta de Enganos” desta semana no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, prosseguindo o espetáculo na próxima quinta-feira.
O programa Garantir Cultura, anunciado em janeiro do ano passado, apoiou 1741 projetos, tendo sido pagos até hoje 26,9 milhões de euros, de um total de 53 milhões, segundo o Ministério da Cultura, em resposta à Lusa.
O mármore rosa português e a madeira de carvalho são os materiais de eleição da dupla de artistas Daniel Dewar e Grégory Gicquel, cujas esculturas revelam um mundo metamorfoseado, em exposição a partir de sábado, na Culturgest, em Lisboa.
“Tenros Botões”, um livro de poesia da autoria da escritora, poeta e colecionadora de arte norte-americana Gertrude Stein, publicado originalmente há mais de cem anos, vai estar disponível pela primeira vez em língua portuguesa, a partir de fevereiro.